XI COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE (Online)
100 ANOS DE PAULO FREIRE

DA LEITURA DE MUNDO À EMANCIPAÇÃO DOS POVOS

16 a 19 de setembro de 2021
Sobre o Colóquio

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DO NOSSO EVENTO

Apresentação

Seja bem-vinda e seja bem-vindo ao Recife! Terra natal de Paulo Freire. O Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas convida a todas e a todos nesse XI Colóquio Internacional Paulo Freire, comemorativo aos 100 anos de Paulo Freire, a construirmos, juntos, pontes de conhecimentos e afetos, tendo como foco o que nos ensina Paulo Freire, quando nos fala da leitura do mundo à emancipação dos povos.

Esse é o tema dos diálogos que desejamos realizar nas Mesas de Diálogo, Comunicações Orais, Círculos de Cultura e Atividades Culturais, apresentadas nesse evento, em parceria com outras Instituições, que em razão pandemia da Covid 19, que vem se agravando em 2021, será realizado de forma remota.

É com alegria e amorosidade que as e os recebemos no dia 16/09/2021 no canal do YouTube do Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas, na abertura. No dia 17/09, pela manhã, mesas de diálogos pelo Google Meet, ainda no mesmo dia à tarde, duas mesas de diálogo, e à noite, lançamento de livros, a transmissão será pelo Canal do YouTube do CPFreire. Dia 18/09 com a Apresentação de trabalhos: tecendo saberes nas rodas de conversa, pelo Google Meet, e a mesa de encerramento, pelo canal do YouTube do CPFreire. No dia 19 ação coletiva com todas as entidades para homenagem ao centenário de Paulo Freire, para esse diálogo que tem como objetivos:

Dos objetivos

  • Sistematizar a circulação do conhecimento, a partir do referencial freireano no território epistêmico da educação popular, o diálogo permanente e ao longo da vida;
  • Aprofundar, à luz do tema em discussão, a teoria educacional no corpus dos escritos de Paulo Freire para a reflexão crítica contestadora da realidade vigente;
  • Socializar experiências sócio-educativo-culturais populares, referenciadas no pensamento freireano e vivenciadas em ambientes educativos formais e não formais;
  • Divulgar resultados de estudos, pesquisas, e extensão baseados nas ideias de Paulo Freire, que visem contribuir com a construção de uma sociedade mais justa comprometida com a humanização do ser humano;
  •  Promover o diálogo e divulgação, em nível nacional e internacional dos trabalhos e das investigações em educação e cultura popular e, embasados num horizonte freireano.

O tema do XI Colóquio foi escolhido dentre aqueles sugeridos pelos (as) associados (as) do Centro Paulo Freire. O evento foi precedido, por Pré-Colóquios, em Pernambuco, em todos os estados do Nordeste e no Rio de Janeiro, com resultados excelentes. Os trabalhos a serem apresentados nesse XI Colóquio estão pautados pelos eixos referentes ao tema, de forma a estabelecer uma relação de compatibilidade a serviço da vida e emancipação humana.

Dentre as diversas ações realizadas pelo Centro, o Colóquio Internacional Paulo Freire ocupa espaço relevante. O I Colóquio foi realizado em 1998. Sua avaliação positiva, assim como a das versões que o sucederam são indicadores da contribuição do Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas à criação da prática de uma ação cultural para a liberdade, que se consubstancie em uma educação dialógica, base de uma democracia plena com maior compreensão entre os povos.

Estudiosos/as do pensamento freireano, educadores/as de vários níveis, profissionais de várias áreas do conhecimento, notadamente da educação popular e também da saúde, têm participado dos Colóquios. Eles são provenientes de várias partes do mundo, principalmente da América Latina, África, Europa e de vários Estados brasileiros. Dessa forma, os Colóquios e mais recentemente os Pré-Colóquios que antecederam o XI Colóquio Internacional Paulo Freire têm se constituído em um espaço privilegiado de troca de experiências, de produção de conhecimento e processos de estudos, pesquisas e extensão com referencial no pensamento de Paulo Freire, que propiciam a construção de novos conhecimentos e saberes. É um encontro que tem contado com diversos parceiros na sua realização.


Da Diretoria

Presidenta
Maria Erivalda dos Santos Torres
Diretora Administrativa
Inez Maria Fornari de Souza
Diretora Financeira
Danielle Jaiane Silva
Diretora Pedagógica
Maria Aparecida Vieira de Melo
Diretora de Comunicação
Cícera Maria do Nascimento

Conselho Consultivo
Agostinho da Silva Rosas
Anair Silva Lins e Melo
Viviane de Bona
Conselho Fiscal
Nelino José Azevedo de Mendonça
Ricardo Santos de Almeida
Cinthya Lúcia Martins Torres Saraiva de Melo