XI COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE (Online)
100 ANOS DE PAULO FREIRE

DA LEITURA DE MUNDO À EMANCIPAÇÃO DOS POVOS

16 a 19 de setembro de 2021

Normas de Trabalhos Científicos

VEJA AS NORMAS PARA AS APRESENTAÇÕES DE MESAS DE DISCUSSÃO

Normas para Mesas de Discusssão

INFORMAÇÕES GERAIS

O XI Colóquio Internacional Paulo Freire contará com mesas temáticas propostas pela organização, assim como indicadas pelos(as) participantes do evento.

As mesas de diálogo propostas pelos participantes passarão por processo avaliativo e acontecerão em sessões simultâneas. Após aprovação da proposta de mesa, exige-se a submissão de artigo com o conteúdo da mesa, que deverá estar vinculado ao tema e a um dos eixos temáticos, para avaliação da Comissão Científica do XI Colóquio Internacional Paulo Freire.

O idioma oficial do XI Colóquio Internacional Paulo Freire. 100 Anos de Paulo Freire: da leitura de mundo a emancipação dos povos é o português. Também serão admitidas propostas de Mesa de Diálogo em espanhol.

Para avaliação da proposta de mesa, o resumo simples deverá ser enviado até 18 de junho de 2021, e após a aprovação, o texto completo até 23 de julho de 2021. Cada autor (a) pode inscrever apenas 01 (uma) mesa de diálogo, em coautoria com, no máximo, 03 autores.

O recebimento dos textos obedecerá às seguintes etapas e disposições gerais:



ETAPA 01: ENVIO DE RESUMO SIMPLES:  

1. O resumo simples deverá ser enviado até 18 de junho de 2021.

2. A extensão do texto deve ser de 100 a 250 palavras.

3. O texto deve ter no máximo 03 (três) autores

4. O texto proposto para a mesa deve ser original e inédito.

5. O conteúdo do texto deve ser embasado nos escritos de Paulo Freire, sendo de inteira responsabilidade de seus autores/as.

6. O conteúdo do texto deverá obedecer às normas gramaticais da Língua Portuguesa Culta, assim como a correção ortográfica do texto é de inteira responsabilidade de seus autores/as.

7. A proposta da mesa de diálogo pode ser desenvolvida em qualquer área do conhecimento, não havendo delimitação de tema, contanto que esteja correlacionado a um dos eixos.

8. O trabalho deverá ser pelo sistema de submissão de trabalhos no seguinte endereço: http://sistemas.ufape.edu.br/easy.

9. O arquivo digital com o resumo deve ser anexado no sistema de submissão de trabalhos com a extensão “.odt” ou “.docx”, sem a identificação dos autores. A identificação de autores e co-autores será coletada a partir do cadastro feito no sistema, não sendo permitidas modificações, inserções ou remoções.



ETAPA 02: ENVIO DE ARTIGO:  

Orientações de formatação:  

A organização do texto escrito (artigo) deverá seguir as seguintes normas:


Texto

deverá ter no mínimo 12 e no máximo 15 páginas (incluindo título, resumo, referências e notas). O texto deve conter introdução, discussão teórica, metodologia, análise e conclusões.


Título

centralizado, fonte Times New Roman, tamanho de letra 14 e em negrito sem colocar ponto final no título. As margens superior, inferior, esquerda e direita devem ter espaçamento 2,5 cm. O itálico deve ser usado apenas para destacar termos em língua estrangeira e para destacar títulos de obras.


Autores

até 03 nomes. Escrever os nomes por extenso, sem abreviações, com apenas as iniciais maiúsculas. Indicar, em nota de rodapé, tamanho de letra 10, as seguintes informações dos autores: instituição e titulação (professor da escola básica, graduando, mestre, doutor, movimentos sociais, pesquisadores e outros), e-mails dos autores, nome do orientador (se houver) e sua instituição. Se o trabalho for fruto de algum financiamento (fomento) ou tiver o apoio institucional, indicar o nome completo da instituição ou do órgão de apoio/fomento, se for o caso.


Quantidade de trabalhos para submissão

limite de 03 trabalhos. Se você submeter 03 trabalhos ao Colóquio, só poderá ser autor em 01 trabalho e coautor em 02 trabalhos. Se você estiver como orientador, não há limitações para constar nas submissões de trabalhos.


Resumo

máximo de 10 linhas, alinhamento justificado, fonte Times New Roman, tamanho de letra 10 e espaçamento entre linhas simples. Após um enter, devem vir as palavras-chave com no máximo 4 palavras separadas por ponto.


Cessão de direitos

A submissão implicará em cessão em favor da organização do e-book dos direitos autorais, não havendo, portanto, qualquer remuneração aos autores.


Formatação do texto

fonte Times New Roman, tamanho de letra 12, alinhamento justificado, títulos numerados em maiúsculo e em negrito e espaçamento entre parágrafos 1,5 cm.


Arquivo digital

o arquivo digital com o artigo deve ser anexado no sistema de submissão de trabalhos com a extensão “.odt” ou “.docx”, sem a identificação dos autores. A identificação de autores e co-autores será coletada a partir do cadastro feito no sistema, não sendo permitidas modificações, inserções ou remoções.


Citações

as citações textuais longas (com mais de 3 linhas) devem constituir um parágrafo independente, com recuo de 4 cm, sem as aspas, em fonte Times New Roman, tamanho de letra 10, espaçamento simples, finalizadas com a referência como por exemplo (FOUCAULT, 2004, p. 50) ou, para várias páginas, (FOUCAULT, 2004, p. 50-51). As citações com até 3 linhas devem aparecer no corpo do texto com as aspas, com a referência no seguinte modelo: Foucault (2004, p. 50) ou Foucault (2004). Aos diferentes títulos de um mesmo autor, publicados no mesmo ano, adiciona-se uma letra depois da data. Ex: (FOUCAULT, 2000a; FOUCAULT, 2000b). Ver a norma da ABNT NBR 10520.


Notas de rodapé

se o artigo possuir notas explicativas, fazer uso do recurso "Inserir nota de rodapé". As notas devem aparecer ao pé da página em que ocorre a inserção, em fonte Times New Roman, tamanho de letra 10, alinhamento justificado, espaço entre linhas simples, precedidas pelo numeral arábico (1, 2, 3...) que as identifiquem.


Ilustrações

figuras, fotografias, gráficos, quadros deverão ser enviados já posicionados no texto.


Referências

escrever apenas REFERÊNCIAS e não REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. Elas devem conter obrigatoriamente todas as obras citadas no corpo de texto do trabalho, incluindo as que aparecerem em citações de outrem indicadas por APUD. As referências devem ser apresentadas no final do trabalho, em ordem alfabética de sobrenome do(s) autor(es), sem abreviatura do prenome (primeiro nome), espaçamento simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples, conforme as normas da ABNT NBR 6023, atualizada em 14 de novembro de 2018.



Para a submissão e apresentação do artigo, exige-se o pagamento de inscrição de todos os autores listados no trabalho.




Aqui você encontra modelos para sua apresentação. Baixe o modelo de apresentação de E-books