XI COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE (Online)
100 ANOS DE PAULO FREIRE

DA LEITURA DE MUNDO À EMANCIPAÇÃO DOS POVOS

16 a 19 de setembro de 2021
Eixos Tématicos

Conheça nossos eixos temáticos de trabalho

Os eixos temáticos foram pensados para fornecer aos participantes as linhas de pesquisas mais importantes e inovadoras da área

Os Eixos Temáticos abrem espaços para reflexões, questionamentos e proposições, que vêm sendo trabalhadas pela educação, cultura popular e movimentos sociais, com referencial freireano, nos quais serão identificados o cotidiano, como lócus político-educativo do inédito viável e das pedagogias para uma sociedade multicultural. Será, também, ensaiado o inédito viável nas relações do dia-a-dia, na perspectiva freireana da construção de uma sociedade comprometida com a sustentabilidade sócio ambiental.

Esses Eixos permitem a abordagem de diversos subtemas numa perspectiva de transversalidade e de interdisciplinaridade. Implicam o incentivo à pesquisa, o trabalho acadêmico e o dedicado à produção de conhecimentos e saberes populares. Incluem subtemas como: lutas, direitos e políticas sociais; processos de gestão de políticas sociais; formação de professores(as), educadores(as); educação popular; movimentos sociais; políticas educacionais, culturais e de saúde; eco pedagogia e globalização; alfabetização e letramento; saberes e práticas educativas; educação nas relações de gênero e de gerações; autonomia, indignação, criatividade e esperança crítica; relações multiculturais no cotidiano; desafios étnicos e raciais; trabalho e sustentabilidade sócio ambiental; espacialidade em contextos multiculturais; relação com o sagrado; economia solidária; territorialidade; mídias e novas tecnologias. Diálogo, conscientização e ética são categorias que perpassam todos os eixos temáticos.

Refletir sobre a refundamentação da educação popular e sua epistemologia. Processos pedagógicos da educação popular. Pesquisa-ação. Círculos de cultura. Tecer reflexões sobre as bandeiras dos movimentos sociais em sua diversidade de causas, como movimento dos sem-terra; sem-teto, movimento indígena, movimento negro, movimento feminista. Marco legal da educação popular. Experiâncias formativas em diversos espaços. Cultura popular. Saber. A agroecologia, agricultura familiar. Juventude. Formação política. Educação do campo, educação escolar indígena, educação quilombola, educação prisional.
Refletir sobre a história da educação de jovens e adultos. As práticas pedagógicas, os Fóruns de EJA. Os sujeitos da EJA. As políticas educacionais da EJA. Formação de professores. Material didático. As campanhas e programas para EJA. A permanência/evasão escolar. As questões de gênero. As Diretrizes, pareceres e resoluções em torno da EJA. Educação prisional. Educação profissional. PROEJA.
A Educação Ambiental. Preservação e conservação da natureza. Marco legal da educação ambiental. As práticas de pesquisa de campo. As intervenções pedagógicas sobre o meio ambiente. A conservação das nascentes. As queimadas. O protocolo de Quioto. A agroecologia.
Os fundamentos dos Direitos Humanos. As gerações dos DH. A justiça restaurativa. A cultura de paz. As tecnologias assistivas. As tecnologias ativas. As diretrizes e planos dos Direitos Humanos. A formação de professores. O currículo em Direitos Humanos. As práticas pedagógicas inclusivas. A diversidade cultural, étnica, de gênero, de raça. A transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade dos DH.
Formação política/pedagógica. Juventude mobilizada/engajada socialmente nos movimentos sociais de base. Os fundamentos éticos do bem viver. Formação de base, de militantes e educadores populares. Projetos sociais. Movimentos sociais. Formação sindical. Associação/cooperação da juventude em projetos inclusivos. Experiências solidárias.
As relações étnica raciais. A dignidade humana. As epistemologias. Os fundamentos antropossociológicos. Identidade e culturas. Movimentos sociais diversos. Experiências formativas. Direitos das crianças e dos adolescentes. Pedagogia social. educação escolar indígena.
Formação das pessoas trabalhadoras da educação e processos de ensino e aprendizagem. Formação de professores. Formação dos educadores populares. Práticas pedagógicas diferenciadas. Política educacional. Plano nacional de educação. Recursos didáticos. Metodologias de ensino. Tendências pedagógicas. Visão educacional. Currículo. Gestão escolar. Financiamento da educação. Práticas libertadoras e emancipatórias. Transformação social.
Tendências curriculares. Campo complexo da didática. Desdobramentos enunciativos da didática. Projeto político pedagógico. Planejamento educacional. Avaliação. Interculturalidade. Direitos Humanos. Práticas pedagógicas inclusivas. Educação especial. Educação do campo. educação indígena e quilombola. Democracia. Participação. Diálogo. Pesquisa-ação. Pedagogia de projetos. Interdisciplinaridade. Transdisciplinaridade. Currículo intertranscultural. Culturas e identidades. Movimentos sociais.
Práticas pedagógicas. Intervenção pedagógica. Pedagogia de projetos. Experiências formativas em diversos campos. Educação não formal. Processos formativos não-escolares. Práticas pedagógicas diversificadas e diferenciadas. Resultados de pesquisas e de extensão como práticas emancipatórias. Movimentos sociais. Organizações não governamentais. Associações, cooperativas, hospitais, casas de acolhimento. Estágio supervisionado.
Práticas pedagógicas preventivas. Formação de agentes da saúde popular. Formação de Doulas. SUS. LOAS. SUAS. Saúde do idosos. Práticas preventivas contra o Covid-19. Parto humanizado.