SESSÃO DE COMUNICAÇÃO SIMULTÂNEA
08h00 às 10h30
TÍTULO | AUTOR/A | SALA |
---|---|---|
A África no mapa da indústria da moda: uma luta cotidiana para vencer o ser menos imposto e buscar o ser mais | Oluyiá França de Morais Auxiliadora Maria Martins Da Silva |
SALA 01 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
A arte de saber e fazer na invenção do cotidiano: no aroma do Maracatu Pimpões e Biluca | Euclides Flor da Silva Neto Ana Lúcia Oliveira Aguiar |
|
A dialética e a dialogicidade freireana como fundamentos teóricos para a elaboração de oficinas didáticas interdisciplinares para o ensino médio | Thiago Araújo da Silveira | |
A educação através do frevo: manutenção cultural e construção cidadã do indivíduo | Marcos Vinicius dos Santos Carneiro Leão Viviane de Bona |
|
A escrita poética como processo emancipatório: por entre fronteiras, pedras, gavetas, baratos | Eliane Aparecida Bacocina | |
A representação da criança em Menina Bonita do Laço de Fita | Karina Carla da Silva |
TÍTULO | AUTOR/A | SALA |
---|---|---|
Alteridade e relações dialógicas: aproximações entre os pressupostos de Enrique Dussel e Paulo freire | André Luis Castro de Freitas Luciane Albernaz de Araújo Freitas |
SALA 35 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Contribuições freireanas para Educação do Campo | Alisson Clauber Mendes de Alencar Anuska Virginio de Brito Hosana Torres de Araújo |
|
Conversas entre Paulo Freire e Walter Benjamin: diálogos desassossegados | Lidnei Ventura Vitor Malaggi |
|
Diálogos ecológicos na educação infantil: quando duas professoras freireanas do Nordeste e do Sudeste se descobrem amigas de infância | Sandra Maria Xavier Beiju Nilmara Helena Spressola |
|
Discutindo e gesticulando a capoeira como possibilidade emancipatória: inspirações à luz do pensamento de Paulo Freire | Maria Dayane Pereira | |
Educação e exclusão: as relações entre atraso escolar e dificuldades na leitura | Nathalie Sena da Silva Allyne Evellyn Freitas Gomes |
TÍTULO | AUTOR/A | SALA |
---|---|---|
Jogos e brincadeiras populares como processo formativo de professores de educação física: considerações sobre a assunção cultural e a emancipação humana presentes na Pedagogia da Autonomia | Maria Cecília de Paula Silva Anália de Jesus Moreira |
SALA 39 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Letramento na perspectiva antropológica: um dilema curricular | Francisca Maura Lima | |
Livros, leitura e bibliotecas: instrumentos de disputa cultural | Cícera Maria do Nascimento Yara Gonçalves Manolaque |
|
O diálogo freireano como categoria teórica e atitude pedagógica | Mona Alves do Nascimento Maria das Graças de Lima Maria do Livramento Silva |
|
O diálogo intercultural e das relações étnico-raciais na BNCC: será que temos uma cultura do silêncio? | Sawana Araújo Lopes de Souza Angela Ninfa Mendes de Andrade Cabral |
|
Paulo Freire e a Educação Histórica: desafios e possibilidades para a atuação docente no sistema modular de ensino da rede pública estadual paraense | Moisés Pereira Silva Jôyara Maria Silva de Oliveira |
TÍTULO | AUTOR/A | SALA |
---|---|---|
Pedagogia do oprimido de Paulo Freire no contexto atual brasileiro: opressão, autonomia e esperança na educação | Kelyana da Silva Lustosa Bruna Nascimento de Almeida Camilla Marques da Silva |
SALA 46 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Proposta Político-Pedagógica de uma escola quilombola no Agreste de Pernambuco: interfaces das relações étnico-raciais com a Educação do Campo | Dayana Maria da Silva Maria Edjane Pereira da Silva Mônica Batista da Silva |
|
Quilombolas e flores: mulheres agroecológicas e a cidadania cultural. Extensão com escuta freireana? | Amanda Quaresma Gadelha Tavares Mariana Gonçalves da Silva Marcos Moraes Valença |
|
“Tava sentado na pedra fina, o rei dos índios mandou chamar” - Cultura Indígena e Educação: vivenciando a Lei 11.645/2008 | Juliana Barros de Oliveira |
TÍTULO | AUTOR/A | SALA |
---|---|---|
A Educação intercultural Indígena do povo Xukuru: uma abordagem da Educação Popular como prática social emancipadora | João Antônio de Lima Santos Viviane Rauane Bezerra Silva Ângela Maria Simão Ribeiro |
SALA 41 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
A educação libertadora como possibilidade de reconstrução do sujeito político: o exemplo do Centro de Educação Popular Assunção em Caruaru-PE | Clemilton F. B. Tabosa Ivan Nicolau Corrêa |
|
A educação popular como práxis nas práticas educativas do Instituto Fé e Política da Diocese de Amargosa-Bahia | Paulo Ricardo C. Aleluia | |
A educação rural/do campo na comunidade Barrinha, vivências tradicionais e práticas educativas no Oeste Potiguar | Euclides Flor da Silva Neto Carlindo Emanoel da Silva Linconly Jesus Alencar Pereira |
|
A Educação do Campo e o legado da epistemologia da práxis freireana | Evandro Costa de Medeiros Tatiana Lilia do Carmo Irineu |
|
A Literatura como Instrumento de Luta e Resistência das Comunidades Quilombolas | Maria Roseane Galvão da Silva Maria Fernanda dos Santos Alencar |
TÍTULO | AUTOR/A | SALA |
---|---|---|
A proposição freireana do diálogo na aproximação temática entre um projeto financiador e a proposta pedagógica duma organização social no Agreste pernambucano | Adriel Rodrigues do Nascimento Elisângela Maria dos Santos Silva |
SALA 43 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
A relação entre educador, educando e prática pedagógica: percepções do pensamento de Paulo Freire no Projeto Tarralfas | Heriberto Silva Nunes Bezerra Jean Carlos Dias Ferreira Francinaide de Lima Silva Nascimento |
|
Araguaia, no coração do Brasil: Educação Popular no Sertão Matogrossense | Danilo Macruz Inácio | |
Asas e Raízes: O MST e o Cultivo do Inédito – viável nas áreas de assentamentos rurais | Ernandes de Queiroz Pereira | |
“Círculo de Cultura” do Lefreire com os terceirizados da UERN: percebendo o outro em seu espaço de trabalho | Mariane de Oliveira Nolasco Francirleide Monaliza Ferreira do Nascimento Maria Cleoneide Soares |
|
Congresso do povo brasileiro, Educação Popular e retomada do trabalho de base: contribuições da Pedagogia freireana | Ana Lúcia Gusmão Brindeiro |
TÍTULO | AUTOR/A | SALA |
---|---|---|
Contribuições freireanas para Educação do Campo | Alisson Clauber Mendes de Alencar Anuska Virgíneo de Brito Hosana Torres de Araújo |
SALA 50 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Contribuições freireanas para o processo emancipatório de trabalhadores do campo | Juliani Suellem Kelly do Nascimento Karla Christiane de Góis Lira Maria Cleoneide Soares |
|
Diálogos entre a Educação Popular freireana e a educação não formal no Quilombo de Paratibe, João Pessoa – PB | Iany Elizabeth da Costa Josildo dos Santos Silva |
|
Educação do Campo: percebendo como a questão está sendo abordada em diferentes regiões do País | Antônio Anderson Brito do Nascimento Zélia Cristina Pedrosa do Nascimento Karla Christiane de Góis Lira |
|
Educação para profissionais de rua | Marden Vergetti Cardoso Dória | |
Educação Popular e Educação do Campo: caminhos outros para uma formação emancipadora | Joelma Miriam de Oliveira Gleyssa Nayana Soares da Silva |
TÍTULO | AUTOR/A | SALA |
---|---|---|
Educação Popular e Educação do Campo: uma práxis de conscientização Político-Pedagógica do sujeito campesino | Arlene Taís Cumaru Ferreira Souza Ailza Guimarães Alves |
SALA 45 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Educação Popular e o papel dos mediadores em processos educativos | Gisania Carla de Lima | |
Educação Popular em saúde: construindo saberes | Fernanda. A. Vieira Ana J. M. Gualberto Raquel S. Damasceno |
|
Entre Martinho Lutero e Paulo Freire: pedagogias pertinentes | William Francisco da Silva Everaldo Fernandes da Silva |
|
Entrelaçamentos educativos e engajamentos comunitários: notas sobre a alfabetização de adultos na Pastoral da Criança | Leyla Menezes de Santana Marizete Lucini |
TÍTULO | AUTOR/A | SALA |
---|---|---|
Fechamento de escolas no campo: os impactos do processo de reintegração dos alunos a uma nova comunidade escolar | Marta Maria da Silva Gomes Maria Fernanda dos Santos Alencar |
SALA 52 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Paulo Freire e a Pedagogia do MST: caminhos para (Re)pensar a formação humana | Allan Diêgo Rodrigues Figueiredo Maria Fernanda dos Santos Alencar |
|
Narrativas de histórias de vida não contadas: marcas de identidade Quilombola-comunidade de Guaraciaba | Adilza Alves dos Santos Almir João da Rocha Maria Fernanda dos Santos Alencar |
|
O clichê da Educação Popular e o conceito de conscientização e transformação na perspectiva feireana | Maria de Fatima da Conceição Dutra | |
O legado freireano dos Movimentos Sociais para a evolução da Educomunicação no Brasil | Isabel Mayara Gomes Fernandes Brasil Maria Eleni Henrique da Silva |
|
O que pode a leitura crítica no enfrentamento da vulnerabilidade social? Notas sobre uma experiência de Educação Problematizadora | Bruna Sola da Silva Ramos Magda Aparecida Lombardi Ferreira Lucas Rocha de Brito Rodrigues |
TÍTULO | AUTOR/A | SALA |
---|---|---|
Os lugares da Educação Popular e a epistemologia dos Movimentos Sociais de Mulheres Negras | Maria José dos Santos Graça Elenice dos Santos Braga Adilson dos Ramos |
SALA 47 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Os olhares ressignificados da docência, a partir de um encontro com Paulo Freire e das vivências no Círculo de Cultura | Luana Soares da Silva Mariane de Oliveira Nolasco |
|
Paulo Freire e a Educação Popular: mantendo a esperança viva em tempos obscuros | Kelyana da Silva Lustosa Maria do Socorro Silva |
|
Mudar a vida das mulheres para mudar o mundo: a III Escola de Formação Feminista Popular Soledad Barret | Yara Gonçalves Manolaque Cícera Maria do Nascimento |
|
Paulo Freire e os Círculos de Cultura no Rio Grande do Sul: registros de um Movimento de Educação Popular | Mariana Parise Brandalise Dalsotto | |
Pedagogia da Rua: o saber da experiência da população de rua | Bruna Camilla de Castro Pessoa |
TÍTULO | AUTOR/A | SALA |
---|---|---|
Processos educativos na Educação Popular: (Re)aprendendo com os saberes locais | Cristiane Andrade Fernandes Danilo Oliveira do Nascimento Josefa Soares dos Santos |
SALA 54 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Projeto Bem Nascer: a construção de uma proposta para Educação Popular e Saúde | Jeniffer Martins de Freitas Jacqueline Santos Valença Alexsandro dos Santos Machado |
|
Visita a um Grupo de Capoeira da Cidade de Mossoró/RN: perspectivas de Educação Popular | Islaneide Karla da Silva Leidiane Nogueira dos Santos Duarte Maria Cleoneide Soares |
|
Comunidade Quilombola de Barro Vermelho-São Caetano: fortalecimento da identidade e reconhecimento étnico | Dyane Dias Barbosa Thays Emanuelly Alves de Araújo Maria Fernanda dos Santos Alencar |
TÍTULO | AUTOR/A | SALA |
---|---|---|
A consciência ingênua de estudantes da EJA sobre tratamento de água e esgoto | Renata Daphne Santos Izaias Tatiana Santos Andrade Marlene Rios Melo |
SALA 49 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
A educação de Jovens e Adultos (EJA) no espaço da prisão: o cárcere não aprisiona a mente | Helenória de Albuquerque Mello Hilderline Câmara de Oliveira Maria de Fátima Leite Gomes |
|
A Educação de Jovens e Adultos (EJA): fundamentos históricos, legais e pedagógicos | Mariana Muniz Assunção Maria Najara Martins Ribeiro Ruth dos Santos Lima |
|
A Educação de Jovens e Adultos: estudo das motivações mobilizadoras da permanência em sala de aula | Suely Marilene da Silva | |
A EJA x inclusão social: um debate inspirado nos pensamentos freireanos e na ideia prometeica da escola como viés de ascensão social | Rarissa Maiara Fernandes de Lira Cristiane Maria Monteiro Silva Márcia Regina Barbosa |
|
A intergeração na Educação de Jovens e Adultos – EJA como possibilidades de prevenção aos maus tratos intrafamiliar contra pessoa idosa | Deysiene Cruz Silva Patrícia Carla Correia da Hora |
TÍTULO | AUTOR/A | SALA |
---|---|---|
A Pedagogia da Autonomia como promotora da prática pedagógica do educador matemático na Educação de Jovens e Adultos | Marcelo da Fonsêca Santana Maria Aparecida Vieira de Melo |
SALA 56 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Alfabetização de adultos: memória de uma práxis freireana | Maria das Dores Alves Souza | |
As narrativas de alunos/as da EJA: desafios e possibilidades para (re) construção de uma cidadania emancipadora | Gessiane Aline Bezerra e Silva Ferreira Marta Maria da Silva Gomes Aline Renata dos Santos |
|
Docência na Educação de Jovens e Adultos: perspectivas de uma educadora | Maria Cleoneide Soares Juliani Suellem Kelly do Nascimento Normandia de Farias Mesquita Medeiros |
|
Educação de Jovens e Adultos no Ensino Superior na Amazônia: experiência da UFPA, Campus Universitário de Castanhal/PA | Eula Regina Lima Nascimento Joao Batista Santiago Ramos Joel Dias da Fonseca |
|
Sentidos de humilhação e sentidos de dignidade em estudantes negras da EJA | Isis Thayzi Silva de Souza Ana Márcia Luna Monteiro |
|
Educação de Jovens e Adultos: processos emancipatórios e o mundo do trabalho | Eduardo Antônio de Pontes Costa Jefferson Araújo de Lima |
TÍTULO | AUTOR/A | SALA |
---|---|---|
Educação de Jovens, Adultos e Idosos: preparação e inserção no mercado de trabalho com alunos do município do Cabo de Santo Agostinho | Lídia Silva dos Santos Humberto Bezerra de Souza Sobrinho Cleide Maria de Brito |
SALA 58 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Educação em direitos humanos na modalidade de ensino EJA como instrumento de formação de sujeitos de direito | Kadydja Menezes da Rocha Barreto Alexandre Magno Tavares da Silva |
|
Estudantes da EJA: direito ao saber e a uma vida humana digna | Stefani Tamires Alves Ribeiro Holanda Maria Fernanda dos Santos Alencar |
|
Evasão escolar na EJA: uma perspectiva libertadora | Jaciara Rodrigues Gaspar Bispo Ioneide da Silva Santos Maria Betânia do Nascimento Albuquerque |
|
Experiências de economia solidária e a introdução da EJA na Associação Duas Serras em Serra Branca / PB | Ismael Alves da Silva Carlos Henrique de Andrade Hosana Torres de Araújo |
|
Gestão escolar na EJA: concepções e práticas dos Gestores no/para a permanência escolar | Cristina Ferreira da Silva Maria da Conceição Alves Ferreira |
|
Identidade e Mudanças: alfabetização de mulheres adultas, na Comunidade Vietnã, na sala do MOVA | Luíz Otávio Santos Marcela Maria de Sena |
TÍTULO | AUTOR/A | SALA |
---|---|---|
Interculturalidade e Paulo Freire: contribuições para a Educação de Jovens e Adultos | Micheli Daiani Hennicka | SALA 53 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Juventudes, Juvenilização e Educação de Jovens, Adultos e Idosos: diálogos iniciais | Raquel Carine Martins Beserra Maria Eleni Henrique da Silva |
|
O ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos: um relato de experiência | Eliane Pereira Alves Alessandro Frederico da Silveira |
|
O ensino de História na Educação de Jovens e Adultos à luz da Pedagogia freireana | Anderson Magalhães Wanderson Viana |
|
Os princípios freireanos para uma alfabetização de adultos que rompe com os esquemas tradicionais de ensino | Vicente de Paulo Araújo Farias Eline Alves Silva de Santana |
|
Relação entre escola e trabalho na vida dos pescadores: saberes construídos nas ondas do mar | Maria José Nascimento Fernandes de Araújo Quézia Vila Flor Furtado |
|
Um outro olhar sobre a EJA a partir do tomar a educação enquanto experiência comunitária | Aline Rodrigues de Almeida Gabriel Alves do Nascimento Alexandre Magno da Silva Tavares |
TÍTULO | AUTOR/A | SALA |
---|---|---|
A Educação do Cárcere e no Cárcere em Unidades Socioeducativas: reflexões à luz dos escritos freireanos | Vanessa Araújo Toscano de Brito Janine Marta Coelho Rodrigues |
SALA 60 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Pedagogia da Alternância e concepções freireanas de educação: aproximações teóricas e práticas | Ednalva Ferreira da Silva Tamires dos Santos Cândido Alisson Clauber Mendes de Alencar |
|
Trabalho e educação: um olhar sobre a educação como prática de liberdade | Elinete Pereira dos Santos Domingos Rodrigues Trindade |
TÍTULO | AUTOR/A | SALA |
---|---|---|
A Educação ambiental como estratégia educativa no combate ao lixo no contexto escolar | Maristela Souza da Silva Maria Aparecida Vieira de Melo |
SALA 55 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
A presença e a contribuição de Paulo Freire: uma revisão nos artigos do Periódico Química Nova na Escola | Artur Torres de Araújo Marilia Gabriela de Menezes Guedes Michele da Silva Santos |
|
O ilegal jogo de cores: as línguas negras ofuscam o verde das praias da Capital de Alagoas | Edna Cristina do Prado Cinthya Maria de Oliveira Larissa Silva Oliveira |
|
Percepção ambiental e intervenção prática em uma escola do Cariri paraibano sobre o Bioma Caatinga-PB | Carlos Henrique de Andrade Ismael Alves da Silva Hosana Torres de Araújo |
TÍTULO | AUTOR/A | SALA |
---|---|---|
Justiça Restaurativa e processos circulares: “vejo flores em você” um projeto desenvolvido para o empoderamento feminino e o protagonismo juvenil voltado às práticas restaurativas para uma educação libertadora | Márcia Rejane Almeida de Carvalho Eliete Ferreira Oliveira de Paula |
SALA 62 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
O diálogo freireano como práxis libertadora | Oberdam da Silva de Andrade | |
Pedagogia da rua: o saber da experiência da população de rua | Bruna Camilla de Castro Pessoa | |
Uma análise das possíveis relações entre práticas pedagógicas e violência escolar na visão dos professores do 4º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Olinda | Edivam Jose da Silva Fernanda da Costa Guimarães Carvalho |
|
Violências na formação universitária: reflexões a partir da Pedagogia do Oprimido e dos Direitos Humanos | Marcilane da Silva Santos Pedro José Santos Carneiro Cruz |
TÍTULO | AUTOR/A | SALA |
---|---|---|
A gestão escolar numa perspectiva democrática de acordo com as contribuições freireanas em uma escola municipal de Caruaru | Viviane Rauane Bezerra Silva | SALA 57 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
De um “basta de Paulo Freire” ao golpe de 2016: repercussões nas políticas educacionais brasileiras | Silmara Cássia Barbosa Mélo | |
Era Temer e a Educação: o que nos diria Freire acerca das atuais reformas da educação | Maria Angélica de Sousa Costa Prudêncio Lívia Raquel da Silva Oliveira Célia Maria Machado de Brito |
|
Ética e Política no pensamento pedagógico freireano: uma abordagem para além do capitalismo | Alex Lins Ferreira | |
Ética na obra de Paulo Freire: recortes de um horizonte coerente | Maria Sandra Montenegro Silva Leão Ana Maria Tavares Duarte |
|
Gestão Escolar no âmbito do debate de Paulo Freire | Karina Santos Nascimento |
TÍTULO | AUTOR/A | SALA |
---|---|---|
Legado teórico e político de Paulo Freire relatório da intervenção | Regivaldo Ferreira da Silva | SALA 64 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Os desdobramentos da formação do PNAIC analisados no contexto de Paulo Freire | Jéssica Santos Nascimento | |
Relato de experiência: oficina ministrada em uma escola municipal da Cidade de Caruaru-PE | Rafael Bª da Silva Farias | |
Relatório de experiência do curso Paulo Freire | Francisco Terto Freire | |
“Ser mais” como processo educativo que humaniza mediatizado pelo mundo | Alexandre Soares de Sousa |
TÍTULO | AUTOR/A | SALA |
---|---|---|
Contribuições de Paulo Freire para a formação do professor: um olhar para o Curso de Licenciatura em Música da UFPE | Emília Patrícia de Freitas Maria da Conceição Carrilho de Aguiar |
SALA 59 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Educação, conscientização e desenvolvimento sustentável: uma proposta de ensino-aprendizagem a partir da Pedagogia | Rosane Marques dos Santos Camila Maria Barros de Souza Alisson Clauber Mendes de Alencar |
|
Inspirações freireanas para o Método Contra Hegemônico da Sociopoética | Monaliza Holanda dos Santos Eugênia de Paula Cordeiro Ana Márcia Monteiro |
TÍTULO | AUTOR/A | SALA |
---|---|---|
A participação estudantil no CONSUNI-UFAL e sua relevância para a afirmação da essência democrática da universidade | Larissa Silva Oliveira Cinthya Maria de Oliveira Edna Cristina do Prado |
SALA 66 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
As bases freireanas da Educomunicação presentes no programa conexões periféricas | Isabel Mayara Gomes Fernandes Brasil Maria Eleni Henrique da Silva |
|
Educação politizada e o ensino crítico de biologia: uma questão sociocientífica sobre biologia celular e resistência bacteriana | Emerson dos Santos de Carvalho Ayane de Souza Paiva |
|
Implicações do processo dialógico em sala de aula de Biologia visando o pensamento crítico e a formação política | Ayane de Souza Paiva Rosiléia Oliveira de Almeida Ana Paula Miranda Guimarães |
|
Pedagogia da liberdade e do diálogo ou da violência e da opressão? Sobre a relação transferencial entre professores e jovens na atualidade | Veridiana Alves de Sousa Ferreira Costa Maria Joseane Santos Teixeira |
|
Protagonismo juvenil e a formação de educadores sociais: contexto para sentir, pensar e agir uma pedagogia social crítica de base freireana | Alexandre Magno Tavares da Silva | |
Uma parceria entre a gestão pública e a extensão universitária | Alberto Magalhães Pires Antônio Carlos Matias da Silva Mariana Bezerra Lyra |
TÍTULO | AUTOR/A | SALA |
---|---|---|
Uma parceria entre a gestão pública e a extensão universitária | Alberto Magalhães Pires Antônio Carlos Matias da Silva Mariana Bezerra Lyra |
SALA 68 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Câmera, ação: raciocine! Experiência sob a luz da Educação Popular como estratégia da promoção em saúde | Priscilla Viégas Barreto de Oliveira Nataly de Oliveira Sousa |
|
Ensino de Química na perspectiva problematizadora: um relato de experiência com estudantes Surdos(as) e ouvintes | Gleyvison César Félix Paixão Marília Gabriela de Menezes Guedes |
|
Inclusão, educação e diversidade: múltiplos olhares | Walkiria de Fátima Tavares de Almeida Daniel González González |
|
Pedagogia do Oprimido e pedagogia social crítica emancipatória, em busca de uma Pedagogia Política | Ângela Ninfa Mendes de Andrade Cabral Angélica de Cássia Gomes Marcelino Sawana Araújo Lopes de Souza |
TÍTULO | AUTOR/A | SALA |
---|---|---|
A formação permanente no pensamento freireano | Luciane Albernaz de Araújo Freitas André Luis Castro de Freitas |
SALA 04 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
A importância da amorosidade e dos vínculos afetivos no processo de auto(trans)formação de professores | Carolina Zasso Pigatto Ivani Soares Micheli Daiani Hennicka |
|
A importância do empoderamento da prática docente em tempos de ameaça de uma “escola sem sentido” | Cinthya Maria de Oliveira Larissa Silva Oliveira Edna Cristina do Prado |
|
A problematização do Programa “Escravo, nem pensar” na perspectiva freireana | Jôyara Maria Silva de Oliveira Hildete Pereira dos Anjos Moisés Pereira Silva |
|
As leis introdutórias dos saberes afrodescendentes e suas consequências na organização da educação brasileira | Auxiliadora Maria Martins da Silva | |
Atitudes pedagógicas de professores/as na sala de aula para humanização do/a estudante | Enivalda Rezende |
TÍTULO | AUTOR/A | SALA |
---|---|---|
Dias melhores para sempre: esperançando com Paulo Freire | Lincoln Tavares Silva Vanessa Barros Silveira |
|
Era uma vez… Projeto Hora do Conto: histórias para ler o mundo e auto(trans)formar realidades | Ivani Soares Carolina Zasso Pigatto |
|
Escola sem partido e o alvo em Paulo Freire | Márden de Pádua Ribeiro | |
Estágio-docência: experiência de uma docência compartilhada como ferramenta pedagógica no processo de formação de professores | Karla Christiane de Góis Lira Antonio Anderson Brito do Nascimento Hostina Maria Ferreira do Nascimento |
|
Estudar direitos humanos e Paulo Freire: proposta metodológica para estudantes do Curso de Licenciatura em Letras – EAD | Maria Betânia da Silva Dantas | |
Formação de professor: educação inclusiva no Ensino Fundamental II no Estado de Pernambuco, por uma educação libertadora | Márcia Rejane Almeida de Carvalho José Morgado |
|
Práxis pedagógica a partir de Paulo Freire e João Francisco De Souza: a experiência da Secretaria de Educação de Olinda | Edineide Souza Sá Leitão Maria Eliete Santiago |
TÍTULO | AUTOR/A | SALA |
---|---|---|
Formação de professores numa perspectiva emancipatória: contraproposta à reforma do ensino médio | Angélica de Cássia Gomes Marcelino Ângela Ninfa Mendes de Andrade Cabral Rita de Cassia Cavalcanti Porto |
|
Formação permanente freireana: uma pesquisa qualitativa sobre um programa de formação de educadoras(es) de escolas no/do Campo | Valter Martins Giovedi Elson Augusto Nascimento |
|
Graus de apropriação de aspectos da pedagogia de Freire no processo de escrita e reescrita de contos de ficção científica na formação de professores de Química: uma educação para a liberdade | Tatiana Santos Andrade Erivanildo Lopes da Silva Nelson Rui Ribas Bejarano |
|
O horizonte freireano no engajamento social dos discentes | Roseane Albuquerque Ribeiro | |
Os saberes que (re) significam a prática do supervisor no cotidiano escolar com os professores | Angelita Carla Alves Pereira Ana Lúcia Souza de Freitas |
|
Paulo Freire: a ordem do discurso dos saberes docentes | Maria Aparecida Vieira de Melo | |
Reinventando Paulo Freire 50 anos depois: dos círculos de cultura da pedagogia do oprimido aos círculos dialógicos investigativo-formativos | Joze Medianeira dos Santos de Andrade Celso Ilgo Henz |
TÍTULO | AUTOR/A | SALA |
---|---|---|
A prática curricular e a experiência do modelo de Escola Charter | Gilvania Gomes de Moura | |
A práxis freireana e o ensino da Sociologia: veredas para a leitura do mundo e a formação de novos sujeitos sociais | Allan Diêgo Rodrigues Figueiredo Keycie Veloso Vanessa Alves da Silva |
|
Aproximações das contribuições freireanas na Educação Física escolar: conscientizar para transformar! | Michell Plattini Nascimento Gomes Paula Virgínia de Oliveira Nunes Colares Maria Eleni Henrique da Silva |
|
As práticas avaliativas da compreensão leitora no ciclo de alfabetização: o que pensam as professoras sobre as orientações oficiais? | Irly da Silva Ferreira Ana Maria Mateus de Sousa |
|
Autonomia docente na perspectiva de Paulo Freire e as inflexões conservadoras do movimento “Escola sem Partido” | Ângela Cristina Alves Albino | |
Currículo e Escola do Campo multisseriada: reflexões à luz do pensamento freireano | Isaias da Silva |
TÍTULO | AUTOR/A | SALA |
---|---|---|
Didática crítico-libertadora freireana: fundamentos, conceito, elementos constituintes e práticas | Valter Martins Giovedi | |
A escola do campo: um olhar reflexivo | Maria Oliveira de Moraes Maria do Socorro de Arruda Diniz Pires |
|
Em busca da ressignificação do ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: reflexões sobre a prática pedagógica em uma perspectiva freireana | Luciano Bezerra de Vasconcelos Júnior | |
Multiculturalismo nas políticas-práticas curriculares em tempos de retrocessos e a Pedagogia do Oprimido como um caminho possível à resistência multicultural | Raisa Albuquerque Andrade | |
Projeto Político Pedagógico e o diálogo família-escola: do princípio democrático da participação às ações do que se espera das famílias | Hellen Christina Justino Barros Alanna Tuylla Dantas Figueiredo Jessyca Paula Marques de Melo |
|
Reflexões sobre um currículo argiloso e o potencial da Educação Popular na formação de trabalhadores e movimentos sociais em defesa do SUS | Grasiele Nespoli Vera Joana Bornstein Irene Goldschmidt |
TÍTULO | AUTOR/A | SALA |
---|---|---|
A formação do profissional da saúde dialógico e consciente e o aprendizado nos espaços extramuros | Jayara Mikarla de Lira Dayanne Costa da Silva José Jailson de Almeida Júnior |
|
A inclusão do paradigma da Educação Popular no Curso de Bacharelado em Serviço Social do UNIFACEX-RN | Maria Tereza De Oliveira | |
As relações do diálogo com as escolas na extensão universitária | Clara Caroline dos Santos Silva Jocellem Alves de Medeiros Dayara Ainne de Sousa Araújo |
|
“Círculo de Cultura” freireano: espaço dialógico de ensino, pesquisa e extensão | Rosária Helena Ruiz Nakashima Karolina Martins Almeida e Silva Matheus Pereira Lobo |
|
Educação popular e práticas comunitárias: um desafio na formação profissional do/a Assistente Social | Maria Tereza de Oliveira |
TÍTULO | AUTOR/A | SALA |
---|---|---|
Ensinar, pesquisar e “extensionar” (ou comunicar?) com Freire: um balanço avaliativo de ações desenvolvidas na UDESC | Vitor Malaggi Adilson de Angelo Celso João Carminati |
|
Práticas pedagógicas interdisciplinares no ensino superior: uma perspectiva emancipatória à luz de Paulo Freire | Ibrantina Guedes de Carvalho Lopes Maria Edjane Paixão Targélia Souza Albuquerque |
|
Promoção de diálogos sobre educação ambiental e saúde com educandos do ensino fundamental em Santa Cruz/RN | Clara Caroline dos Santos Silva Kátara Gardênia Soares Alves Richienne Thailane do Patrocínio Doval |
|
Relação universidade e escola: reflexões fundamentadas na prática dialógica | Maria Andreza do Nascimento Sara Cristina do Couto Silva Hostina Maria Ferreira do Nascimento |
|
Rodas de diálogo na formação pedagógica para a educação profissional: experiência e reinvenção da aula expositiva no ensino superior | Cleiva Aguiar de Lima Ana Lúcia Souza de Freitas Maria Elisabete Machado |
|
"Um bom professor”- representações sociais quanto ao ser docente universitário das Ciências Exatas e da Natureza (CCEN/UFPE): caminhos freireanos | Nathali Gomes da Silva Maria da Conceição Carrilho de Aguiar |