Trabalhos Aprovados

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LISTA DOS TRABALHOS APROVADOS PELA COMISSÃO CIENTÍFICA

SESSÃO DE COMUNICAÇÃO SIMULTÂNEA
08h00 às 10h30
EIXO 1: EDUCAÇÃO E CULTURA
Sessão 1 – Coordenação: Anair Silva Lins e Mello
TÍTULO AUTOR/A SALA
A África no mapa da indústria da moda: uma luta cotidiana para vencer o ser menos imposto e buscar o ser mais Oluyiá França de Morais
Auxiliadora Maria Martins Da Silva
SALA 01
CENTRO DE EDUCAÇÃO
A arte de saber e fazer na invenção do cotidiano: no aroma do Maracatu Pimpões e Biluca Euclides Flor da Silva Neto
Ana Lúcia Oliveira Aguiar
A dialética e a dialogicidade freireana como fundamentos teóricos para a elaboração de oficinas didáticas interdisciplinares para o ensino médio Thiago Araújo da Silveira
A educação através do frevo: manutenção cultural e construção cidadã do indivíduo Marcos Vinicius dos Santos Carneiro Leão
Viviane de Bona
A escrita poética como processo emancipatório: por entre fronteiras, pedras, gavetas, baratos Eliane Aparecida Bacocina
A representação da criança em Menina Bonita do Laço de Fita Karina Carla da Silva


Sessão 2 – Coordenação: Joseane Ana Bezerra Duarte
TÍTULO AUTOR/A SALA
Alteridade e relações dialógicas: aproximações entre os pressupostos de Enrique Dussel e Paulo freire André Luis Castro de Freitas
Luciane Albernaz de Araújo Freitas
SALA 35
CENTRO DE EDUCAÇÃO
Contribuições freireanas para Educação do Campo Alisson Clauber Mendes de Alencar
Anuska Virginio de Brito
Hosana Torres de Araújo
Conversas entre Paulo Freire e Walter Benjamin: diálogos desassossegados Lidnei Ventura
Vitor Malaggi
Diálogos ecológicos na educação infantil: quando duas professoras freireanas do Nordeste e do Sudeste se descobrem amigas de infância Sandra Maria Xavier Beiju
Nilmara Helena Spressola
Discutindo e gesticulando a capoeira como possibilidade emancipatória: inspirações à luz do pensamento de Paulo Freire Maria Dayane Pereira
Educação e exclusão: as relações entre atraso escolar e dificuldades na leitura Nathalie Sena da Silva
Allyne Evellyn Freitas Gomes


Sessão 3 – Coordenação: Cleidimar Barbosa dos Santos
TÍTULO AUTOR/A SALA
Jogos e brincadeiras populares como processo formativo de professores de educação física: considerações sobre a assunção cultural e a emancipação humana presentes na Pedagogia da Autonomia Maria Cecília de Paula Silva
Anália de Jesus Moreira
SALA 39
CENTRO DE EDUCAÇÃO
Letramento na perspectiva antropológica: um dilema curricular Francisca Maura Lima
Livros, leitura e bibliotecas: instrumentos de disputa cultural Cícera Maria do Nascimento
Yara Gonçalves Manolaque
O diálogo freireano como categoria teórica e atitude pedagógica Mona Alves do Nascimento
Maria das Graças de Lima
Maria do Livramento Silva
O diálogo intercultural e das relações étnico-raciais na BNCC: será que temos uma cultura do silêncio? Sawana Araújo Lopes de Souza
Angela Ninfa Mendes de Andrade Cabral
Paulo Freire e a Educação Histórica: desafios e possibilidades para a atuação docente no sistema modular de ensino da rede pública estadual paraense Moisés Pereira Silva
Jôyara Maria Silva de Oliveira


Sessão 4 – Coordenação: Eliene Amorim de Almeida
TÍTULO AUTOR/A SALA
Pedagogia do oprimido de Paulo Freire no contexto atual brasileiro: opressão, autonomia e esperança na educação Kelyana da Silva Lustosa
Bruna Nascimento de Almeida
Camilla Marques da Silva
SALA 46
CENTRO DE EDUCAÇÃO
Proposta Político-Pedagógica de uma escola quilombola no Agreste de Pernambuco: interfaces das relações étnico-raciais com a Educação do Campo Dayana Maria da Silva
Maria Edjane Pereira da Silva
Mônica Batista da Silva
Quilombolas e flores: mulheres agroecológicas e a cidadania cultural. Extensão com escuta freireana? Amanda Quaresma Gadelha Tavares
Mariana Gonçalves da Silva
Marcos Moraes Valença
“Tava sentado na pedra fina, o rei dos índios mandou chamar” - Cultura Indígena e Educação: vivenciando a Lei 11.645/2008 Juliana Barros de Oliveira


EIXO 2: EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS
Sessão 5 – Coordenação: Ester Monteiro
TÍTULO AUTOR/A SALA
A Educação intercultural Indígena do povo Xukuru: uma abordagem da Educação Popular como prática social emancipadora João Antônio de Lima Santos
Viviane Rauane Bezerra Silva
Ângela Maria Simão Ribeiro
SALA 41
CENTRO DE EDUCAÇÃO
A educação libertadora como possibilidade de reconstrução do sujeito político: o exemplo do Centro de Educação Popular Assunção em Caruaru-PE Clemilton F. B. Tabosa
Ivan Nicolau Corrêa
A educação popular como práxis nas práticas educativas do Instituto Fé e Política da Diocese de Amargosa-Bahia Paulo Ricardo C. Aleluia
A educação rural/do campo na comunidade Barrinha, vivências tradicionais e práticas educativas no Oeste Potiguar Euclides Flor da Silva Neto
Carlindo Emanoel da Silva
Linconly Jesus Alencar Pereira
A Educação do Campo e o legado da epistemologia da práxis freireana Evandro Costa de Medeiros
Tatiana Lilia do Carmo Irineu
A Literatura como Instrumento de Luta e Resistência das Comunidades Quilombolas Maria Roseane Galvão da Silva
Maria Fernanda dos Santos Alencar


Sessão 6 – Coordenação: Ana Lúcia Gusmão Brindeiro
TÍTULO AUTOR/A SALA
A proposição freireana do diálogo na aproximação temática entre um projeto financiador e a proposta pedagógica duma organização social no Agreste pernambucano Adriel Rodrigues do Nascimento
Elisângela Maria dos Santos Silva
SALA 43
CENTRO DE EDUCAÇÃO
A relação entre educador, educando e prática pedagógica: percepções do pensamento de Paulo Freire no Projeto Tarralfas Heriberto Silva Nunes Bezerra
Jean Carlos Dias Ferreira
Francinaide de Lima Silva Nascimento
Araguaia, no coração do Brasil: Educação Popular no Sertão Matogrossense Danilo Macruz Inácio
Asas e Raízes: O MST e o Cultivo do Inédito – viável nas áreas de assentamentos rurais Ernandes de Queiroz Pereira
“Círculo de Cultura” do Lefreire com os terceirizados da UERN: percebendo o outro em seu espaço de trabalho Mariane de Oliveira Nolasco
Francirleide Monaliza Ferreira do Nascimento
Maria Cleoneide Soares
Congresso do povo brasileiro, Educação Popular e retomada do trabalho de base: contribuições da Pedagogia freireana Ana Lúcia Gusmão Brindeiro


Sessão 7 – Coordenação: Jozeílda Grimauria Menino
TÍTULO AUTOR/A SALA
Contribuições freireanas para Educação do Campo Alisson Clauber Mendes de Alencar
Anuska Virgíneo de Brito
Hosana Torres de Araújo
SALA 50
CENTRO DE EDUCAÇÃO
Contribuições freireanas para o processo emancipatório de trabalhadores do campo Juliani Suellem Kelly do Nascimento
Karla Christiane de Góis Lira
Maria Cleoneide Soares
Diálogos entre a Educação Popular freireana e a educação não formal no Quilombo de Paratibe, João Pessoa – PB Iany Elizabeth da Costa
Josildo dos Santos Silva
Educação do Campo: percebendo como a questão está sendo abordada em diferentes regiões do País Antônio Anderson Brito do Nascimento
Zélia Cristina Pedrosa do Nascimento
Karla Christiane de Góis Lira
Educação para profissionais de rua Marden Vergetti Cardoso Dória
Educação Popular e Educação do Campo: caminhos outros para uma formação emancipadora Joelma Miriam de Oliveira
Gleyssa Nayana Soares da Silva


Sessão 8 – Coordenação: Lúcia de I. G. Santana
TÍTULO AUTOR/A SALA
Educação Popular e Educação do Campo: uma práxis de conscientização Político-Pedagógica do sujeito campesino Arlene Taís Cumaru Ferreira Souza
Ailza Guimarães Alves
SALA 45
CENTRO DE EDUCAÇÃO
Educação Popular e o papel dos mediadores em processos educativos Gisania Carla de Lima
Educação Popular em saúde: construindo saberes Fernanda. A. Vieira
Ana J. M. Gualberto
Raquel S. Damasceno
Entre Martinho Lutero e Paulo Freire: pedagogias pertinentes William Francisco da Silva
Everaldo Fernandes da Silva
Entrelaçamentos educativos e engajamentos comunitários: notas sobre a alfabetização de adultos na Pastoral da Criança Leyla Menezes de Santana
Marizete Lucini


Sessão 9 – Coordenação: Maria Fernanda dos Santos Alencar
TÍTULO AUTOR/A SALA
Fechamento de escolas no campo: os impactos do processo de reintegração dos alunos a uma nova comunidade escolar Marta Maria da Silva Gomes
Maria Fernanda dos Santos Alencar
SALA 52
CENTRO DE EDUCAÇÃO
Paulo Freire e a Pedagogia do MST: caminhos para (Re)pensar a formação humana Allan Diêgo Rodrigues Figueiredo
Maria Fernanda dos Santos Alencar
Narrativas de histórias de vida não contadas: marcas de identidade Quilombola-comunidade de Guaraciaba Adilza Alves dos Santos
Almir João da Rocha
Maria Fernanda dos Santos Alencar
O clichê da Educação Popular e o conceito de conscientização e transformação na perspectiva feireana Maria de Fatima da Conceição Dutra
O legado freireano dos Movimentos Sociais para a evolução da Educomunicação no Brasil Isabel Mayara Gomes Fernandes Brasil
Maria Eleni Henrique da Silva
O que pode a leitura crítica no enfrentamento da vulnerabilidade social? Notas sobre uma experiência de Educação Problematizadora Bruna Sola da Silva Ramos
Magda Aparecida Lombardi Ferreira
Lucas Rocha de Brito Rodrigues


Sessão 10 – Coordenação: Maria de Lourdes Antunes da Costa
TÍTULO AUTOR/A SALA
Os lugares da Educação Popular e a epistemologia dos Movimentos Sociais de Mulheres Negras Maria José dos Santos
Graça Elenice dos Santos Braga
Adilson dos Ramos
SALA 47
CENTRO DE EDUCAÇÃO
Os olhares ressignificados da docência, a partir de um encontro com Paulo Freire e das vivências no Círculo de Cultura Luana Soares da Silva
Mariane de Oliveira Nolasco
Paulo Freire e a Educação Popular: mantendo a esperança viva em tempos obscuros Kelyana da Silva Lustosa
Maria do Socorro Silva
Mudar a vida das mulheres para mudar o mundo: a III Escola de Formação Feminista Popular Soledad Barret Yara Gonçalves Manolaque
Cícera Maria do Nascimento
Paulo Freire e os Círculos de Cultura no Rio Grande do Sul: registros de um Movimento de Educação Popular Mariana Parise Brandalise Dalsotto
Pedagogia da Rua: o saber da experiência da população de rua Bruna Camilla de Castro Pessoa


Sessão 11 – Coordenação: Mário José Disnard da Silva
TÍTULO AUTOR/A SALA
Processos educativos na Educação Popular: (Re)aprendendo com os saberes locais Cristiane Andrade Fernandes
Danilo Oliveira do Nascimento
Josefa Soares dos Santos
SALA 54
CENTRO DE EDUCAÇÃO
Projeto Bem Nascer: a construção de uma proposta para Educação Popular e Saúde Jeniffer Martins de Freitas
Jacqueline Santos Valença
Alexsandro dos Santos Machado
Visita a um Grupo de Capoeira da Cidade de Mossoró/RN: perspectivas de Educação Popular Islaneide Karla da Silva
Leidiane Nogueira dos Santos Duarte
Maria Cleoneide Soares
Comunidade Quilombola de Barro Vermelho-São Caetano: fortalecimento da identidade e reconhecimento étnico Dyane Dias Barbosa
Thays Emanuelly Alves de Araújo
Maria Fernanda dos Santos Alencar


EIXO 3: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Sessão 12 – Coordenação: Viviane Mota Sales Santos
TÍTULO AUTOR/A SALA
A consciência ingênua de estudantes da EJA sobre tratamento de água e esgoto Renata Daphne Santos Izaias
Tatiana Santos Andrade
Marlene Rios Melo
SALA 49
CENTRO DE EDUCAÇÃO
A educação de Jovens e Adultos (EJA) no espaço da prisão: o cárcere não aprisiona a mente Helenória de Albuquerque Mello
Hilderline Câmara de Oliveira
Maria de Fátima Leite Gomes
A Educação de Jovens e Adultos (EJA): fundamentos históricos, legais e pedagógicos Mariana Muniz Assunção
Maria Najara Martins Ribeiro
Ruth dos Santos Lima
A Educação de Jovens e Adultos: estudo das motivações mobilizadoras da permanência em sala de aula Suely Marilene da Silva
A EJA x inclusão social: um debate inspirado nos pensamentos freireanos e na ideia prometeica da escola como viés de ascensão social Rarissa Maiara Fernandes de Lira
Cristiane Maria Monteiro Silva
Márcia Regina Barbosa
A intergeração na Educação de Jovens e Adultos – EJA como possibilidades de prevenção aos maus tratos intrafamiliar contra pessoa idosa Deysiene Cruz Silva
Patrícia Carla Correia da Hora


Sessão 13 – Coordenação: Maria Aparecida Vieira de Melo
TÍTULO AUTOR/A SALA
A Pedagogia da Autonomia como promotora da prática pedagógica do educador matemático na Educação de Jovens e Adultos Marcelo da Fonsêca Santana
Maria Aparecida Vieira de Melo
SALA 56
CENTRO DE EDUCAÇÃO
Alfabetização de adultos: memória de uma práxis freireana Maria das Dores Alves Souza
As narrativas de alunos/as da EJA: desafios e possibilidades para (re) construção de uma cidadania emancipadora Gessiane Aline Bezerra e Silva Ferreira
Marta Maria da Silva Gomes
Aline Renata dos Santos
Docência na Educação de Jovens e Adultos: perspectivas de uma educadora Maria Cleoneide Soares
Juliani Suellem Kelly do Nascimento
Normandia de Farias Mesquita Medeiros
Educação de Jovens e Adultos no Ensino Superior na Amazônia: experiência da UFPA, Campus Universitário de Castanhal/PA Eula Regina Lima Nascimento
Joao Batista Santiago Ramos
Joel Dias da Fonseca
Sentidos de humilhação e sentidos de dignidade em estudantes negras da EJA Isis Thayzi Silva de Souza
Ana Márcia Luna Monteiro
Educação de Jovens e Adultos: processos emancipatórios e o mundo do trabalho Eduardo Antônio de Pontes Costa
Jefferson Araújo de Lima


Sessão 14 – Coordenação: Mauro José da Silva
TÍTULO AUTOR/A SALA
Educação de Jovens, Adultos e Idosos: preparação e inserção no mercado de trabalho com alunos do município do Cabo de Santo Agostinho Lídia Silva dos Santos
Humberto Bezerra de Souza Sobrinho
Cleide Maria de Brito
SALA 58
CENTRO DE EDUCAÇÃO
Educação em direitos humanos na modalidade de ensino EJA como instrumento de formação de sujeitos de direito Kadydja Menezes da Rocha Barreto
Alexandre Magno Tavares da Silva
Estudantes da EJA: direito ao saber e a uma vida humana digna Stefani Tamires Alves Ribeiro Holanda
Maria Fernanda dos Santos Alencar
Evasão escolar na EJA: uma perspectiva libertadora Jaciara Rodrigues Gaspar Bispo
Ioneide da Silva Santos
Maria Betânia do Nascimento Albuquerque
Experiências de economia solidária e a introdução da EJA na Associação Duas Serras em Serra Branca / PB Ismael Alves da Silva
Carlos Henrique de Andrade
Hosana Torres de Araújo
Gestão escolar na EJA: concepções e práticas dos Gestores no/para a permanência escolar Cristina Ferreira da Silva
Maria da Conceição Alves Ferreira
Identidade e Mudanças: alfabetização de mulheres adultas, na Comunidade Vietnã, na sala do MOVA Luíz Otávio Santos
Marcela Maria de Sena


Sessão 15 – Coordenação: Mirian Patrícia Burgos
TÍTULO AUTOR/A SALA
Interculturalidade e Paulo Freire: contribuições para a Educação de Jovens e Adultos Micheli Daiani Hennicka SALA 53
CENTRO DE EDUCAÇÃO
Juventudes, Juvenilização e Educação de Jovens, Adultos e Idosos: diálogos iniciais Raquel Carine Martins Beserra
Maria Eleni Henrique da Silva
O ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos: um relato de experiência Eliane Pereira Alves
Alessandro Frederico da Silveira
O ensino de História na Educação de Jovens e Adultos à luz da Pedagogia freireana Anderson Magalhães
Wanderson Viana
Os princípios freireanos para uma alfabetização de adultos que rompe com os esquemas tradicionais de ensino Vicente de Paulo Araújo Farias
Eline Alves Silva de Santana
Relação entre escola e trabalho na vida dos pescadores: saberes construídos nas ondas do mar Maria José Nascimento Fernandes de Araújo
Quézia Vila Flor Furtado
Um outro olhar sobre a EJA a partir do tomar a educação enquanto experiência comunitária Aline Rodrigues de Almeida
Gabriel Alves do Nascimento
Alexandre Magno da Silva Tavares


EIXO 4: TRABALHO E IDENTIDADE SOCIAL
Sessão 16 – Coordenação: Joanatan Santana de Oliveira
TÍTULO AUTOR/A SALA
A Educação do Cárcere e no Cárcere em Unidades Socioeducativas: reflexões à luz dos escritos freireanos Vanessa Araújo Toscano de Brito
Janine Marta Coelho Rodrigues
SALA 60
CENTRO DE EDUCAÇÃO
Pedagogia da Alternância e concepções freireanas de educação: aproximações teóricas e práticas Ednalva Ferreira da Silva
Tamires dos Santos Cândido
Alisson Clauber Mendes de Alencar
Trabalho e educação: um olhar sobre a educação como prática de liberdade Elinete Pereira dos Santos
Domingos Rodrigues Trindade


EIXO 5: SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL
Sessão 17 – Coordenação: Reginaldo José da Silva
TÍTULO AUTOR/A SALA
A Educação ambiental como estratégia educativa no combate ao lixo no contexto escolar Maristela Souza da Silva
Maria Aparecida Vieira de Melo
SALA 55
CENTRO DE EDUCAÇÃO
A presença e a contribuição de Paulo Freire: uma revisão nos artigos do Periódico Química Nova na Escola Artur Torres de Araújo
Marilia Gabriela de Menezes Guedes
Michele da Silva Santos
O ilegal jogo de cores: as línguas negras ofuscam o verde das praias da Capital de Alagoas Edna Cristina do Prado
Cinthya Maria de Oliveira
Larissa Silva Oliveira
Percepção ambiental e intervenção prática em uma escola do Cariri paraibano sobre o Bioma Caatinga-PB Carlos Henrique de Andrade
Ismael Alves da Silva
Hosana Torres de Araújo


EIXO 6: NOME: CULTURA DE PAZ E DIREITOS HUMANOS
Sessão 18 – Coordenação: Fernanda da Costa Guimarães Carvalho
TÍTULO AUTOR/A SALA
Justiça Restaurativa e processos circulares: “vejo flores em você” um projeto desenvolvido para o empoderamento feminino e o protagonismo juvenil voltado às práticas restaurativas para uma educação libertadora Márcia Rejane Almeida de Carvalho
Eliete Ferreira Oliveira de Paula
SALA 62
CENTRO DE EDUCAÇÃO
O diálogo freireano como práxis libertadora Oberdam da Silva de Andrade
Pedagogia da rua: o saber da experiência da população de rua Bruna Camilla de Castro Pessoa
Uma análise das possíveis relações entre práticas pedagógicas e violência escolar na visão dos professores do 4º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Olinda Edivam Jose da Silva
Fernanda da Costa Guimarães Carvalho
Violências na formação universitária: reflexões a partir da Pedagogia do Oprimido e dos Direitos Humanos Marcilane da Silva Santos
Pedro José Santos Carneiro Cruz


EIXO 7: ÉTICA E POLÍTICA
Sessão 19 – Coordenação: Aluízio Severino de Arruda
TÍTULO AUTOR/A SALA
A gestão escolar numa perspectiva democrática de acordo com as contribuições freireanas em uma escola municipal de Caruaru Viviane Rauane Bezerra Silva SALA 57
CENTRO DE EDUCAÇÃO
De um “basta de Paulo Freire” ao golpe de 2016: repercussões nas políticas educacionais brasileiras Silmara Cássia Barbosa Mélo
Era Temer e a Educação: o que nos diria Freire acerca das atuais reformas da educação Maria Angélica de Sousa Costa Prudêncio
Lívia Raquel da Silva Oliveira
Célia Maria Machado de Brito
Ética e Política no pensamento pedagógico freireano: uma abordagem para além do capitalismo Alex Lins Ferreira
Ética na obra de Paulo Freire: recortes de um horizonte coerente Maria Sandra Montenegro Silva Leão
Ana Maria Tavares Duarte
Gestão Escolar no âmbito do debate de Paulo Freire Karina Santos Nascimento


Sessão 20 – Coordenação: Laercio dos Santos
TÍTULO AUTOR/A SALA
Legado teórico e político de Paulo Freire relatório da intervenção Regivaldo Ferreira da Silva SALA 64
CENTRO DE EDUCAÇÃO
Os desdobramentos da formação do PNAIC analisados no contexto de Paulo Freire Jéssica Santos Nascimento
Relato de experiência: oficina ministrada em uma escola municipal da Cidade de Caruaru-PE Rafael Bª da Silva Farias
Relatório de experiência do curso Paulo Freire Francisco Terto Freire
“Ser mais” como processo educativo que humaniza mediatizado pelo mundo Alexandre Soares de Sousa


EIXO 8: ARTE E EDUCAÇÃO
Sessão 21 – Coordenação: Beatriz de Barros de Melo e Silva
TÍTULO AUTOR/A SALA
Contribuições de Paulo Freire para a formação do professor: um olhar para o Curso de Licenciatura em Música da UFPE Emília Patrícia de Freitas
Maria da Conceição Carrilho de Aguiar
SALA 59
CENTRO DE EDUCAÇÃO
Educação, conscientização e desenvolvimento sustentável: uma proposta de ensino-aprendizagem a partir da Pedagogia Rosane Marques dos Santos
Camila Maria Barros de Souza
Alisson Clauber Mendes de Alencar
Inspirações freireanas para o Método Contra Hegemônico da Sociopoética Monaliza Holanda dos Santos
Eugênia de Paula Cordeiro
Ana Márcia Monteiro


EIXO 9: FORMAÇÃO POLÍTICA E JUVENTUDE
Sessão 22 – Coordenação: Janayna Cavalcante
TÍTULO AUTOR/A SALA
A participação estudantil no CONSUNI-UFAL e sua relevância para a afirmação da essência democrática da universidade Larissa Silva Oliveira
Cinthya Maria de Oliveira
Edna Cristina do Prado
SALA 66
CENTRO DE EDUCAÇÃO
As bases freireanas da Educomunicação presentes no programa conexões periféricas Isabel Mayara Gomes Fernandes Brasil
Maria Eleni Henrique da Silva
Educação politizada e o ensino crítico de biologia: uma questão sociocientífica sobre biologia celular e resistência bacteriana Emerson dos Santos de Carvalho
Ayane de Souza Paiva
Implicações do processo dialógico em sala de aula de Biologia visando o pensamento crítico e a formação política Ayane de Souza Paiva
Rosiléia Oliveira de Almeida
Ana Paula Miranda Guimarães
Pedagogia da liberdade e do diálogo ou da violência e da opressão? Sobre a relação transferencial entre professores e jovens na atualidade Veridiana Alves de Sousa Ferreira Costa
Maria Joseane Santos Teixeira
Protagonismo juvenil e a formação de educadores sociais: contexto para sentir, pensar e agir uma pedagogia social crítica de base freireana Alexandre Magno Tavares da Silva
Uma parceria entre a gestão pública e a extensão universitária Alberto Magalhães Pires
Antônio Carlos Matias da Silva
Mariana Bezerra Lyra


EIXO 10: DIVERSIDADE E JUSTIÇA SOCIAL
Sessão 23 – Coordenação: Nelino José Azevedo de Mendonça
TÍTULO AUTOR/A SALA
Uma parceria entre a gestão pública e a extensão universitária Alberto Magalhães Pires
Antônio Carlos Matias da Silva
Mariana Bezerra Lyra
SALA 68
CENTRO DE EDUCAÇÃO
Câmera, ação: raciocine! Experiência sob a luz da Educação Popular como estratégia da promoção em saúde Priscilla Viégas Barreto de Oliveira
Nataly de Oliveira Sousa
Ensino de Química na perspectiva problematizadora: um relato de experiência com estudantes Surdos(as) e ouvintes Gleyvison César Félix Paixão
Marília Gabriela de Menezes Guedes
Inclusão, educação e diversidade: múltiplos olhares Walkiria de Fátima Tavares de Almeida
Daniel González González
Pedagogia do Oprimido e pedagogia social crítica emancipatória, em busca de uma Pedagogia Política Ângela Ninfa Mendes de Andrade Cabral
Angélica de Cássia Gomes Marcelino
Sawana Araújo Lopes de Souza


EIXO 11: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENGAJAMENTO SOCIAL
Sessão 24 – Coordenação: Antônio Danilson Rodrigues Pinto
TÍTULO AUTOR/A SALA
A formação permanente no pensamento freireano Luciane Albernaz de Araújo Freitas
André Luis Castro de Freitas
SALA 04
CENTRO DE EDUCAÇÃO
A importância da amorosidade e dos vínculos afetivos no processo de auto(trans)formação de professores Carolina Zasso Pigatto
Ivani Soares
Micheli Daiani Hennicka
A importância do empoderamento da prática docente em tempos de ameaça de uma “escola sem sentido” Cinthya Maria de Oliveira
Larissa Silva Oliveira
Edna Cristina do Prado
A problematização do Programa “Escravo, nem pensar” na perspectiva freireana Jôyara Maria Silva de Oliveira
Hildete Pereira dos Anjos
Moisés Pereira Silva
As leis introdutórias dos saberes afrodescendentes e suas consequências na organização da educação brasileira Auxiliadora Maria Martins da Silva
Atitudes pedagógicas de professores/as na sala de aula para humanização do/a estudante Enivalda Rezende


Sessão 25 – Coordenação: Hostina Maria Ferreira do Nascimento
TÍTULO AUTOR/A SALA
Dias melhores para sempre: esperançando com Paulo Freire Lincoln Tavares Silva
Vanessa Barros Silveira
 
Era uma vez… Projeto Hora do Conto: histórias para ler o mundo e auto(trans)formar realidades Ivani Soares
Carolina Zasso Pigatto
Escola sem partido e o alvo em Paulo Freire Márden de Pádua Ribeiro
Estágio-docência: experiência de uma docência compartilhada como ferramenta pedagógica no processo de formação de professores Karla Christiane de Góis Lira
Antonio Anderson Brito do Nascimento
Hostina Maria Ferreira do Nascimento
Estudar direitos humanos e Paulo Freire: proposta metodológica para estudantes do Curso de Licenciatura em Letras – EAD Maria Betânia da Silva Dantas
Formação de professor: educação inclusiva no Ensino Fundamental II no Estado de Pernambuco, por uma educação libertadora Márcia Rejane Almeida de Carvalho
José Morgado
Práxis pedagógica a partir de Paulo Freire e João Francisco De Souza: a experiência da Secretaria de Educação de Olinda Edineide Souza Sá Leitão
Maria Eliete Santiago


Sessão 26 – Coordenação: Rita de Cassia Cavalcanti Porto
TÍTULO AUTOR/A SALA
Formação de professores numa perspectiva emancipatória: contraproposta à reforma do ensino médio Angélica de Cássia Gomes Marcelino
Ângela Ninfa Mendes de Andrade Cabral
Rita de Cassia Cavalcanti Porto
 
Formação permanente freireana: uma pesquisa qualitativa sobre um programa de formação de educadoras(es) de escolas no/do Campo Valter Martins Giovedi
Elson Augusto Nascimento
Graus de apropriação de aspectos da pedagogia de Freire no processo de escrita e reescrita de contos de ficção científica na formação de professores de Química: uma educação para a liberdade Tatiana Santos Andrade
Erivanildo Lopes da Silva
Nelson Rui Ribas Bejarano
O horizonte freireano no engajamento social dos discentes Roseane Albuquerque Ribeiro
Os saberes que (re) significam a prática do supervisor no cotidiano escolar com os professores Angelita Carla Alves Pereira
Ana Lúcia Souza de Freitas
Paulo Freire: a ordem do discurso dos saberes docentes Maria Aparecida Vieira de Melo
Reinventando Paulo Freire 50 anos depois: dos círculos de cultura da pedagogia do oprimido aos círculos dialógicos investigativo-formativos Joze Medianeira dos Santos de Andrade
Celso Ilgo Henz


EIXO 12: CURRÍCULO
Sessão 27 – Coordenação: Maria do Carmo Pontes
TÍTULO AUTOR/A SALA
A prática curricular e a experiência do modelo de Escola Charter Gilvania Gomes de Moura  
A práxis freireana e o ensino da Sociologia: veredas para a leitura do mundo e a formação de novos sujeitos sociais Allan Diêgo Rodrigues Figueiredo
Keycie Veloso
Vanessa Alves da Silva
Aproximações das contribuições freireanas na Educação Física escolar: conscientizar para transformar! Michell Plattini Nascimento Gomes
Paula Virgínia de Oliveira Nunes Colares
Maria Eleni Henrique da Silva
As práticas avaliativas da compreensão leitora no ciclo de alfabetização: o que pensam as professoras sobre as orientações oficiais? Irly da Silva Ferreira
Ana Maria Mateus de Sousa
Autonomia docente na perspectiva de Paulo Freire e as inflexões conservadoras do movimento “Escola sem Partido” Ângela Cristina Alves Albino
Currículo e Escola do Campo multisseriada: reflexões à luz do pensamento freireano Isaias da Silva


Sessão 28 – Coordenação: Valter Martins Giovedi
TÍTULO AUTOR/A SALA
Didática crítico-libertadora freireana: fundamentos, conceito, elementos constituintes e práticas Valter Martins Giovedi  
A escola do campo: um olhar reflexivo Maria Oliveira de Moraes
Maria do Socorro de Arruda Diniz Pires
Em busca da ressignificação do ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: reflexões sobre a prática pedagógica em uma perspectiva freireana Luciano Bezerra de Vasconcelos Júnior
Multiculturalismo nas políticas-práticas curriculares em tempos de retrocessos e a Pedagogia do Oprimido como um caminho possível à resistência multicultural Raisa Albuquerque Andrade
Projeto Político Pedagógico e o diálogo família-escola: do princípio democrático da participação às ações do que se espera das famílias Hellen Christina Justino Barros
Alanna Tuylla Dantas Figueiredo
Jessyca Paula Marques de Melo
Reflexões sobre um currículo argiloso e o potencial da Educação Popular na formação de trabalhadores e movimentos sociais em defesa do SUS Grasiele Nespoli
Vera Joana Bornstein
Irene Goldschmidt


EIXO 13: ENSINO SUPERIOR, INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Sessão 29 – Coordenação: Maria Tereza de Oliveira
TÍTULO AUTOR/A SALA
A formação do profissional da saúde dialógico e consciente e o aprendizado nos espaços extramuros Jayara Mikarla de Lira
Dayanne Costa da Silva
José Jailson de Almeida Júnior
 
A inclusão do paradigma da Educação Popular no Curso de Bacharelado em Serviço Social do UNIFACEX-RN Maria Tereza De Oliveira
As relações do diálogo com as escolas na extensão universitária Clara Caroline dos Santos Silva
Jocellem Alves de Medeiros
Dayara Ainne de Sousa Araújo
“Círculo de Cultura” freireano: espaço dialógico de ensino, pesquisa e extensão Rosária Helena Ruiz Nakashima
Karolina Martins Almeida e Silva
Matheus Pereira Lobo
Educação popular e práticas comunitárias: um desafio na formação profissional do/a Assistente Social Maria Tereza de Oliveira


Sessão 30 – Coordenação: Targelia Ferreira Bezerra de Souza Albuquerque
TÍTULO AUTOR/A SALA
Ensinar, pesquisar e “extensionar” (ou comunicar?) com Freire: um balanço avaliativo de ações desenvolvidas na UDESC Vitor Malaggi
Adilson de Angelo
Celso João Carminati
 
Práticas pedagógicas interdisciplinares no ensino superior: uma perspectiva emancipatória à luz de Paulo Freire Ibrantina Guedes de Carvalho Lopes
Maria Edjane Paixão
Targélia Souza Albuquerque
Promoção de diálogos sobre educação ambiental e saúde com educandos do ensino fundamental em Santa Cruz/RN Clara Caroline dos Santos Silva
Kátara Gardênia Soares Alves
Richienne Thailane do Patrocínio Doval
Relação universidade e escola: reflexões fundamentadas na prática dialógica Maria Andreza do Nascimento
Sara Cristina do Couto Silva
Hostina Maria Ferreira do Nascimento
Rodas de diálogo na formação pedagógica para a educação profissional: experiência e reinvenção da aula expositiva no ensino superior Cleiva Aguiar de Lima
Ana Lúcia Souza de Freitas
Maria Elisabete Machado
"Um bom professor”- representações sociais quanto ao ser docente universitário das Ciências Exatas e da Natureza (CCEN/UFPE): caminhos freireanos Nathali Gomes da Silva
Maria da Conceição Carrilho de Aguiar
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