O Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com finalidade educativa e cultural que se propõe a manter vivas as ideias de Paulo Freire, educador pernambucano, referência no Brasil e no mundo. Sua contribuição para a Educação foi oficialmente reconhecida pela Lei nº 12.612/2012 como Patrono da Educação no Brasil. Este Evento ao reverenciá-lo comemora, também, em 2018 seus 97 anos de nascimento.
Fundado em 29 de Maio de 1998, o Centro Paulo Freire teve seu estatuto oficializado em novembro desse mesmo ano. Em 2018 estamos comemorando os 20 anos da sua fundação. A UFPE solidária com os objetivos deste Centro, compreendendo o seu papel, para uma educação crítica, inclusiva, democrática, assim como, entendendo que a filosofia e pedagogia freireana é atual e profícua, apoia desde o início suas iniciativas. Perenizar as ideias de Paulo Freire é fundamental, para sua terra natal e para o mundo. Vale salientar ter sido esta Universidade berço em que Paulo Freire desenvolveu seu sistema educacional. A sede do Centro Paulo Freire está localizada no Centro de Educação no Campus da UFPE.
Dentre as diversas ações realizadas pelo Centro, vem ocupando espaço relevante o Colóquio Internacional Paulo Freire, que já segue para sua X versão.
O I Colóquio foi realizado em 1998. Sua avaliação positiva, assim como a das versões que o sucederam são indicadores da contribuição do Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas à criação da prática de uma ação cultural para a liberdade, que se consubstancie em uma educação dialógica, base de uma democracia plena com maior compreensão entre os povos.
Estudiosos do pensamento freireano, educadores de vários níveis, profissionais de várias áreas do conhecimento, notadamente da educação e da saúde, têm participado dos Colóquios. Eles são provenientes de várias partes do mundo, principalmente da América Latina, África, Europa e de vários Estados brasileiros. Dessa forma, os Colóquios têm se constituído em um espaço privilegiado de troca de experiências, de apresentação de resultados e processos de estudos e pesquisas com referencial no pensamento de Paulo Freire, que propiciam a construção de novos conhecimentos e saberes. É um evento que tem contado com diversos parceiros na sua realização.
O X Colóquio Internacional Paulo Freire - Paulo Freire: 50 anos da Pedagogia do Oprimido: opressão e libertação na atualidade. Será realizado no Campus da UFPE, no Centro de Educação no período de 20 a 22 de setembro de 2018, para um público estimado em 1000 a 1300 participantes.
O tema foi escolhido dentre aqueles sugeridos pelos(as) Associados(as) do Centro. Nesse sentido, os trabalhos a serem apresentados no Colóquio deverão pautar-se pelos eixos referentes ao tema do evento, de forma a estabelecer uma relação de compatibilidade a serviço da vida e emancipação humana.
Diversidade de estudos e experiências é o que se aguarda como objeto das Mesas de Diálogo, Comunicações, Círculos de Cultura e exposição de Pôsteres. Serão acolhidas proposições de trabalhos dos diversos campos do saber e de atuação, inspirados no tema e eixos sugeridos, desde que com a explícita remissão ao horizonte freireano.
Presidente André Gustavo Ferreira da Silva Diretora Administrativa Fernanda Costa Guimarães Carvalho Diretora Financeira Maria Fernanda dos Santos Alencar Diretor Pedagógico Mauro José da Silva Diretora de Comunicação Inez Maria Fornari de Souza
Conselho Consultivo Agostinho da Silva Rosas Anair Silva Lins e Melo Mirian Patrícia Burgos Conselho Fiscal Nelino José Azevedo de Mendonça Reginaldo José da Silva Sidney de Carvalho Ferraz