Local:
Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE).
Av. Conde da Boa Vista, 921 - Boa Vista, Recife - PE.
Auditório Térreo
08h:00
Cerimonialista: Manina Aguiar
08h:30
Espetáculo “Caminhos”
Fábio Soares
SOLENIDADE DE ABERTURA
09h:00
MESA TEMÁTICA DE ABERTURA - 50 ANOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: OPRESSÃO E LIBERTAÇÃO NA ATUALIDADE
10h00 às 12h30
MESA TEMÁTICA
Conjuntura Política com o olhar de Paulo Freire
João Pedro Stédile – MST
Heleno Araújo - CNTE
André Luiz Figueiredo Lázaro - Diretor da Fundação Santillana e pesquisador da FLACSO
Tereza Leitão - Comissão de Educação ALEPE
Maria Fernanda dos Santos Alencar - Coordenação - UFPE/CPFreire
Local: AUDITÓRIO TÉRREO FAFIRE
AUDITÓRIO TÉRREO DA FAFIRE
13h40 às 16h00
Apresentação da Orquestra de Violinos do Agreste
MESA DE DIÁLOGO
Recepção do Pensamento de Paulo Freire na Europa e na América Latina
Luiza Cortesão – Professora Emérita da Universidade do Porto. Presidente do Instituto Paulo Freire de Portugal
Marco Raúl Mejía - Planeta Paz, Programa Ondas, Expedición Pedagógica Nacional
José Paulino Filho - Coordenador de Pedagogia e Pós Graduação - FAFIRE
AUDITÓRIO TÉRREO DA FAFIRE
16h00 às 18h00
MESA DE DIÁLOGO
Paulo Freire: legados y apropiaciones en diálogo
Maurilane de Souza Biccas - Universidade de São Paulo
Federico Brugaletta - Universidad Nacional de La Plata - CONICET - Argentina
Inés Fernández Mouján - Universidad Nacional de Río Negro - Argentina
André Gustavo Ferreira Coordenação - UFPE/CPFreire
INAUGURAÇÃO DA CÁTEDRA PAULO FREIRE DA UFRPE
ANFITEATRO DO CEGOE-UFRPE
19h30
Local:
Centro de Educação- UFPE.
Cidade Universitária, Recife-PE
.
CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UFPE
08h00 às 10h00
EIXO TEMÁTICO 2: EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS
MESA DE DIÁLOGO 1
O MAC (Movimento de Adolescentes e Crianças) e o Programa de Animação Cultural: 50 anos da Pedagogia do Oprimido junto às crianças e adolescentes
Reginaldo Veloso – MAC
Edla Soares – UFPE
Alcino Ferreira – MAC
Cosmo Soares – MAC
Local: SALA 64
MESA DE DIÁLOGO 2
Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular como prática libertadora: possibilidades e desafios para o contexto atual
Elizabete Carlos do Vale – Universidade Estadual da Paraíba/Campina Grande
Inez Helena Muniz Garcia – Pesquisadora na Universidade Federal Fluminense/UFF – Rio de Janeiro
Maria do Socorro Oliveira - Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte - Natal
Tovar Nelson Pereira Júnior – INFES/UFF – Rio de Janeiro
Local: SALA 01
MESA DE DIÁLOGO 3
50 Anos da Pedagogia do Oprimido: história e memória da Educação Popular enquanto contexto da obra
Alessandra Santos – Prefeitura do Recife
Reginaldo Silva – Fundação KNH
Max Rodolfo – SEC/PE
Local: SALA 53
MESA DE DIÁLOGO 4
Envelhecimento, uma questão de Classe: uma experiência da Educação Popular junto a agricultoras e agricultores familiares idosas/os no campo pernambucano
Amarildo Carvalho de Souza - Educador Popular da Escola Nacional de Formação da ENFOC
Rosely Fabrícia de Melo Arantes - Educadora Popular da Escola Nacional de Formação da ENFOC
Israel Crispim – Educador Popular da ENFOC/CONTAG, Diretor de Política da Terceira Idade/FETAPE
Local: SALA 58
MESA DE DIÁLOGO 5
Paulo Freire nas práticas dos Movimentos e das Escolas Indígenas em Pernambuco
Eliza Urbano - Povo Pankararu
Luciete Lopes - Povo Pankará
Roseane Cordeiro -Povo Xukuru do Ororubá
Eliene Amorim de Almeida - FAFIRE
Local: SALA 39
MESA DE DIÁLOGO 6
Atualidade da Pedagogia do Oprimido nos temas emergentes
Roseana Cavalcanti da Cunha – UNIFACISA
Agostinho da Silva Rosas – UPE e Ex. Presidente do Centro Paulo Freire - Estudos Pesquisas
José Luiz Ferreira – UFCG - Paraíba
Local: SALA 35
EIXO TEMÁTICO 3: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
MESA DE DIÁLOGO 7
A Gestão da Educação de Jovens e Adultos nas Redes Oficiais de Ensino: desafios históricos e motivos para manter a esperança
Cyntia de Oliveira Freitas - FACOL
Emanuel Souto da Mota Silveira - UFPE/CAV
Eduardo Carlos Almeida de Lima - FAINTVISA
Isaías da Silva - FACOL
Márcia Aurélia Nazário - FACOL
Local: SALA 60
MESA DE DIÁLOGO 8
FÓRUNS DE EJA DO NORDESTE: espaço de luta, resistência e afirmação dos direitos dos sujeitos à educação
Eduardo Jorge Lopes da Silva. Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Abdzia Maria Alves Barros. Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Maria Erivalda dos Santos Torres – Fórum Regional da EJA do Agreste Centro Norte/PE/Fórum Estadual de EJA/PE
Edite Maria da Silva de Faria – Fórum EJA/BA (MPEJA/UNEB)
Marlene Souza Silva – Fórum EJA/BA (Rede Estadual Bahia)
Local: SALA 49
MESA DE DIÁLOGO 9
O Pensamento de Paulo Freire e a Pedagogia Decolonial: reflexões sobre raça e gênero na Educação de Jovens, Adultos e Idosos
Dayse Cabral de Moura - CE/NEAB - UFPE
José Bento Rosa da Silva - CFCH/NEAB - UFPE
Carmen Dolores Alves - PCR
Fernanda da Costa Guimarães Carvalho – DAEPE/CE/UFPE
Local: SALA 55
MESA DE DIÁLOGO 10
A Educação de Jovens e Adultos e a realidade contemporânea do ensino
André Luiz Figueiredo Lázaro – Diretor da Fundação Santillana e pesquisador da FLACSO
Bruno Jhonnatas Oliveira
Mauro José da Silva – SE/Recife e Diretor Pedagógico Centro Paulo Freire
Jorge Teles da Silva – Biblioteca Nacional
Local: SALA 45
MESA DE DIÁLOGO 11
Práticas de formação continuada para professores em EJA: Itinerários da formação docente
Daniela Pedrosa de Souza - SEDEDUC PE
Diego Bruno Barbosa Felix - SEDEDUC PE
Meydson Gutemberg de Souza – SEDUC/SEDE/ PE
Local: SALA 59
EIXO TEMÁTICO 6: DIREITOS HUMANOS E CULTURA DA PAZ
MESA DE DIÁLOGO 12
Pedagogia Social, Paulo Freire e os Direitos Humanos: na luta pela ampliação do Direito Humano à Educação
Alexandre Magno Tavares da Silva -UFPB/NCDH/PPGDH
Angélica de Cássia Gomes Marcelino - UFPB/PPGE
Camila Antero de Santana - UFPB/PPGDH
Local: SALA 57
MESA DE DIÁLOGO 13
Paulo Freire e a Educação em Direitos Humanos: diferentes olhares
Aida Monteiro – CE/PPGDH/UFPE
Marcelo Miranda - PPGDH/UFPE
João Paulo Meneses – UNIFAVIP WYDEN
Local: SALA 62
EIXO TEMÁTICO 13: ENSINO SUPERIOR, INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
MESA DE DIÁLOGO 14
Diálogos freireanos na libertação do oprimido para novas e significativas aprendizagens
Anair Silva Lins e Mello – SEE/PE, FADIMAB – GUIA/PT, CPFreire
Mirian Patrícia Burgos – Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas e Instituto Paulo Freire de Portugal
Zulma Amador - Centro de EcoAlfabetización y Dialogos de Saberes, México
Local: SALA 56
MESA DE DIÁLOGO 15
Pedagogia do Oprimido: leituras de (con)texto
José Batista Neto - UFPE
Dimas Brasileiro - IFPB
Bruna Sola Silva Ramos - UFSJ
Marilia Gabriela Guedes - UFPE
Local: SALA PPGE 04
MESAS DE DIÁLOGO SIMULTÂNEAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
10h00 às 12h30
EIXO TEMÁTICO 1: EDUCAÇÃO E CULTURA
MESA DE DIÁLOGO 16
Pensamento de Paulo Freire e as epistemologias do sul
Aline Renata dos Santos - UFPE/CAA
Filipe Gervásio Pinto da Silva UFPE/UFCG
Michele Guerreiro Ferreira - UFPE/FAFICA
Local: SALA 64
EIXO TEMÁTICO 2: EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS
MESA DE DIÁLOGO 17
Experiências emancipatórias de movimentos sociais e educação popular no interior de Pernambuco
Allene Lage – PPGEDUC/UFPE
Emerson da Silva Santos – Coletivo Lutas e Cores
Clemilton Fernando Barbosa Tabosa – Centro de Educação Popular Assunção
Ariene Gomes de Oliveira- SEDUC/PE
Local: SALA 53
MESA DE DIÁLOGO 18
Pedagogia do Oprimido e a construção de novas epistemologias: uma abordagem histórica na perspectiva da educação popular e da educação do campo
Maria do Socorro Silva – Universidade Federal de Campina Grande/UFCG
Mônica Rodrigues Costa – Serviço Social/UFPE
Inés Fernández Mouján - Universidad Nacional de Río Negro Argentina)
Local: SALA 49
EIXO TEMÁTICO 3: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
MESA DE DIÁLOGO 19
Formação de leitores e Práticas de leituras: experiências em construção
Silvana Maria de Fátima da Silva – SEDUC/PE
Joseane Ana Bezerra Duarte - SEDUC/PE
Maria José Gomes Cavalcante - SEDUC/PE
Local: SALA 55
EIXO TEMÁTICO 5: SUSTENTABILIDADE SÓCIOAMBIENTAL
MESA DE DIÁLOGO 20
Educar para a sustentabilidade: caminhos possíveis com Paulo Freire
Mônica Lopes Folena Araújo - UFRPE
Maria Inez Araújo - UFSJ
Fátima Gomes - UPE
Local: SALA 61
EIXO TEMÁTICO 6: DIREITOS HUMANOS E CULTURA DA PAZ
MESA DE DIÁLOGO 21
Educação em espaço prisional: socialização de experiências no Brasil e em Portugal
Luís Joaquim Alcoforado - FPCE Universidade de Coimbra
Eudes Pavel Saraiva de Souza, Délio Roberto Freire e João Silva Rocha – Educadores de Apoio
Myriam Rodrigues Guimarães e Edgar Diniz - Professores com experiências no Sistema Prisional de Pernambuco
Márcia Regina Barbosa NUPEP/Centro Paulo Freire/ DAEPE/CE/UFPE
Local: SALA PPGE 02
MESA DE DIÁLOGO 22
Autonomia - em defesa da existência humana em espaços de privação de liberdade: um diálogo com Paulo Freire
João Alberto Carvalho – UFPE
Targélia de Souza Albuquerque – UFPE
Maria de Lourdes Paz dos Santos Soares – SEE/PE
Local: SALA 66
EIXO TEMÁTICO 7: ETICA E POLÍTICA
MESA DE DIÁLOGO 23
Ética e política alternativas para Educação Inclusiva na Educação Básica: achados freireanos
Beatriz de Barros de Melo e Silva – CA/UFPE
José Carlos de Souza – CA/UFPE
Jonatan Bezerra de Almeida - CA/UFPE
Marlon Freire de Melo - CA/UFPE
Local: SALA 41
EIXO TEMÁTICO 9: FORMAÇÃO POLÍTICA E JUVENTUDE
MESA DE DIÁLOGO 24
Pedagogia do Oprimido à luz do "Inédito viável": cavoucando experiências grávidas de Utopia
Alder Júlio Calado – UFPB/ PPGE
Luiz Gonzaga Gonçalves – UFPB /PPGE
Salete Vander Poel - UFPB
Local: SALA 39
MESA DE DIÁLOGO 25
Freire sob a leitura filosófica: formação humana e engajamento
José Allan da Silva Pereira – FAFICA/PE
Marcelo Gonçalves Santos – FADIMAB/PE
Walter Kohan - UFRJ
Nelino José Azevedo de Mendonça – FAJOLCA/PE
Local: SALA 60
EIXO TEMÁTICO 10: DIVERSIDADE E JUSTIÇA SOCIAL
MESA DE DIÁLOGO 26
Educação escolar para povos e comunidades tradicionais: desafios epistemológicos à luz de Paulo Freire
Sandro Guimarães de Salles - UFPE/CAA
Saulo Ferreira Feitosa - UFPE/CAA
Halda Simões Silva - IFPE
Maria Fernanda dos Santos Alencar – UFPE/CAA
Local: SALA 43
EIXO TEMÁTICO 11. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENGAJAMENTO SOCIAL
MESA DE DIÁLOGO 27
Formação de professores numa perspectiva freireana, na construção de saberes
Fernanda da Costa Guimarães Carvalho – DAEPE/CE/UFPE
Nathali Gomes da Silva DAEPE/CE/UFPE
Maria Aparecida Vieira de Melo DAEPE/CE/UFPE
Local: SALA 68
EIXO TEMÁTICO 13: ENSINO SUPERIOR, INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
MESA DE DIÁLOGO 28
O pensamento freireano e suas traduções no agreste pernambucano
Everaldo Fernandes da Silva - UFPE/CAA
Maria Joselma do Nascimento Franco - UFPE/CAA
Janssen Felipe da Silva - UFPE/CAA
Local: SALA 01
MESA DE DIÁLOGO 29
Paulo freire no Rio Grande do Sul - a experiência do Fórum de Estudos: leituras freireanas
Ana Lúcia Souza de Freitas - UNISINOS
Cleiva Aguiar de Lima - IFRS Campus Rio Grande
Carolina Schenatto da Rosa - UNISINOS
Fernanda dos Santos Paulo - UNOESC Campus Joaçaba
Local: SALA 35
MESA DE DIÁLOGO 30
Pedagogia do Oprimido: obra, princípio educativo e testemunho de vida
Agostinho da Silva Rosas – UPE e Ex. Presidente do Centro Paulo Freire - Estudos Pesquisas
Margarete Sampaio – UECE
Maurício Fagundes - UFPR/Setor Litoral
Local: SALA 57
CÍRCULOS DE CULTURA SIMULTÂNEOS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
14h00 às 17h00
RODA “ESCUTATÓRIA” 1
EIXO 8 - ARTE E EDUCAÇÃO:
Ética e Estética: literatura e arte como atos políticos
Eliane A. Bacocina – Instituto Federal de São Paulo – IFSP/Boituva
Angela Maria Pupim Buzanovsky/ Biblioterapia – Niterói/RJ
Hélio Márcio Pajeú - Universidade Federal de Pernambuco/UFPE
Inez Helena Muniz Garcia – Pesquisadora na Universidade Federal Fluminense/UFF
Maria do Socorro Oliveira – Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte
Local: HALL
RODA “ESCUTATÓRIA” 2
EIXO 2 - EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS:
Cartas pedagógicas e outros escritos: fundamentos e experiências de reinvenção do legado freireano
Ana Lúcia Souza de Freitas - UNISINOS
Agostinho da Silva Rosas – UPE, Ex. Presidente do Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas
Bruna Sola da Silva Ramos – UFSJ
Maria Eliete Santiago – Cátedra Paulo Freire/ CE/UFPE
Local: SALA 41
CÍRCULO DE CULTURA 3
EIXO 2 - EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS:
Envelhecimentos e Educação Popular Quê? Reflexões sobre os tipos de Envelhecimentos e a Educação Popular como instrumento de fortalecimento e emancipação nas resistências do Pós-Golpe
Israel Crispim - Diretoria de Política para Terceira Idade
Amarildo Carvalho de Souza – Educador Popular – ENFOC/PE
Rosely Arantes - – Educadora Popular – ENFOC/PE
Antônio Danilson Rodrigues Pinto – Educador Popular SINTEPE
Local: SALA 01
CÍRCULO DE CULTURA 4
EIXO 2 - EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS:
Educação popular na formação militante: a experiência da Escola Nacional de Formação da CONTAG - ENFOC
Raimunda de Oliveira Silva - Educadora Popular/ ENFOC
Marleide Barbosa de Sousa Rios – Educadora Popular/ ENFOC
Local: SALA 35
CÍRCULO DE CULTURA 5
EIXO 2 - EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS:
Rede de Educadores e educadoras populares da ENFOC: a experiência de Pernambuco
Maria Jenusi Marques – Educadora Popular da ENFOC e Diretora de Organização e Formação Sindical da FETAPE
Monica Katarina – Educadora popular da ENFOC e assessora da FETAPE
Local: SALA 53
CÍRCULO DE CULTURA 6
EIXO 7 - ÉTICA E POLÍTICA:
Neoliberalismo e Educação: qual agenda enfrentamos?
Mirthis Yammilit da Conceição Almeida Pedagoga- UFPE/CAA, Mestranda em Educação- UFPE/CE
Ikaro de Paula Santos - UFPE/CAA - FAFIRE e IFPE
Local: SALA 41
CÍRCULO DE CULTURA 7
EIXO 8 - ARTE E EDUCAÇÃO:
Educar/Viver com Arte: Paulo Freire e Arte-Educação
Álvaro Pantoja Leite – Educador Popular
Local: SALA 49
CÍRCULO DE CULTURA 8
EIXO 9 - FORMAÇÃO POLÍTICA E JUVENTUDE:
Educação e resistência: sujeitos e práticas
Waldênia Leão de Carvalho - UPE
Fabiana Sena da Silva - UFPB
Sônia Maria dos Santos - UPE
Local: SALA 57
CÍRCULO DE CULTURA 9
EIXO 11 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENGAJAMENTO SOCIAL:
Os Saberes que (re) significam a prática do Supervisor no cotidiano escolar com os Professores
Angelita Carla Alves Pereira – UNISINOS
Ana Lúcia Souza de Freitas - UNISINOS
Local: SALA 59
CÍRCULO DE CULTURA 10
EIXO 13 - ENSINO SUPERIOR, INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO:
Rodas de Diálogo na Formação Pedagógica para a Educação Profissional: experiência e reinvenção da aula expositiva no ensino superior.
Cleiva Aguiar de Lima – IFRS/Campus Rio Grande
Ana Lúcia Souza de Freitas – UNISINOS
Maria Elisabete Machado - PUCRS
Local: SALA 61
CÍRCULO DE CULTURA 11
EIXO 2: EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS:Educação do Campo: opressões e libertações na atualidade. Perspectivas a partir do chão de nossas práxis
Karla Tereza Amélia Fornari de Souza - NUPEP
Rigoberto Fúlvio de Melo Arrantes - NUPEP
Local: SALA 55
CÍRCULO DE CULTURA 12
EIXO 2: EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS:A Mística como prática educativa dos Movimentos Sociais
Flávia Tereza da Silva
Local: SALA 50
CÍRCULO DE CULTURA 13
EIXO 2: EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS:O MST e a Pedagogia do Movimento como processo de Formação humana
Paulo Henrique da Silva
Local: SALA 54
TENDA PAULO FREIRE
ARTICULAÇÃO NACIONAL DE MOVIMENTO E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE - ANEPS/PE.
Fernando Severino - ANEPS/PE
Mitiam Alcenir - ANEPS/PE
Simone Firmino - ANEPS/PE
Local: SALA 52
DANÇAS CIRCULARES
EIXO 6 - DIREITOS HUMANOS E CULTURA DA PAZ:
Danças Circulares com Música Brasileira - uma proposta de Educação, Saúde e Integração.
Álvaro Pantoja Leite – Educador Popular
Local: HALL DO AUDITÓRIO
DIÁLOGO COM OS ESCRITORES E LANÇAMENTO DE LIVROS
HALL DE ENTRADA DO CE/UFPE
17h30
1. DIÁLOGOS FREIREANOS: A EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM PORTUGAL E NO BRASIL - Editores: Luís Alcoforado, Márcia Regina Barbosa, Denise Aparecida Brito Barreto. Editora UFPE.
2. INTERDISCIPLINARIDADE NO DISCURSO DE PAULO FREIRE.- XIV livro da Coleção Paulo Rosas. Zélia Jofili – UFRPE.
3. EDUCAÇÃO E PEDAGOGÍAS CRÍTICAS A PARTIR DO SUL. Marco Raúl Mejía. Editores Pedro e João.
4. OUTRO LIVRO SOBRE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – Alder Júlio, Luiz Gonzaga e Timothy Denis Ireland.
5. VIDAS APRISIONADAS - Salete Van der Poel.
6. EDUCAÇÃO EM DEBATE: A POLÍTICA EDUCACIONAL EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS. Org. Márcia Nazário. 2018. Editora Appris.
7. MEMÓRIAS EM MOVIMENTO: EDUCAÇÃO POPULAR E EVANGELIZAÇÃO LIBERTADORA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES - Movimento de Adolescentes e Crianças – MAC
8. ANTOLOGIA POÉTICA - PREMIO SARAU BRASIL 20018. Org.Isaac Almeida Ramos. Editora Vivára Nacional.
9. APESAR DE TUDO...QUE PODEMOS, NÓS PROFESSORES, FAZER? Luiza Cortesão, Maria Arminda Torres. 2018, Porto: Ed. Afrontamento.
Local:
Centro de Educação- UFPE.
Cidade Universitária, Recife-PE
.
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO SIMULTÂNEA
08h00 às 10h30
EIXO 1: EDUCAÇÃO E CULTURA
Sessão 1 – Coordenação: Anair Silva Lins e Mello
TÍTULO |
AUTOR/A |
SALA |
A África no mapa da indústria da moda: uma luta cotidiana para vencer o ser menos imposto e buscar o ser mais |
Oluyiá França de Morais Auxiliadora Maria Martins Da Silva |
SALA 01 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
A arte de saber e fazer na invenção do cotidiano: no aroma do Maracatu Pimpões e Biluca |
Euclides Flor da Silva Neto Ana Lúcia Oliveira Aguiar |
A dialética e a dialogicidade freireana como fundamentos teóricos para a elaboração de oficinas didáticas interdisciplinares para o ensino médio |
Thiago Araújo da Silveira |
A educação através do frevo: manutenção cultural e construção cidadã do indivíduo |
Marcos Vinicius dos Santos Carneiro Leão Viviane de Bona |
A escrita poética como processo emancipatório: por entre fronteiras, pedras, gavetas, baratos |
Eliane Aparecida Bacocina |
A representação da criança em Menina Bonita do Laço de Fita |
Karina Carla da Silva |
Sessão 2 – Coordenação: Joseane Ana Bezerra Duarte
TÍTULO |
AUTOR/A |
SALA |
Alteridade e relações dialógicas: aproximações entre os pressupostos de Enrique Dussel e Paulo freire |
André Luis Castro de Freitas Luciane Albernaz de Araújo Freitas |
SALA 35 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Contribuições freireanas para Educação do Campo |
Alisson Clauber Mendes de Alencar Anuska Virginio de Brito Hosana Torres de Araújo |
Conversas entre Paulo Freire e Walter Benjamin: diálogos desassossegados |
Lidnei Ventura Vitor Malaggi |
Diálogos ecológicos na educação infantil: quando duas professoras freireanas do Nordeste e do Sudeste se descobrem amigas de infância |
Sandra Maria Xavier Beiju Nilmara Helena Spressola |
Discutindo e gesticulando a capoeira como possibilidade emancipatória: inspirações à luz do pensamento de Paulo Freire |
Maria Dayane Pereira |
Educação e exclusão: as relações entre atraso escolar e dificuldades na leitura |
Nathalie Sena da Silva Allyne Evellyn Freitas Gomes |
Sessão 3 – Coordenação: Cleidimar Barbosa dos Santos
TÍTULO |
AUTOR/A |
SALA |
Jogos e brincadeiras populares como processo formativo de professores de educação física: considerações sobre a assunção cultural e a emancipação humana presentes na Pedagogia da Autonomia |
Maria Cecília de Paula Silva Anália de Jesus Moreira |
SALA 39 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Letramento na perspectiva antropológica: um dilema curricular |
Francisca Maura Lima |
Livros, leitura e bibliotecas: instrumentos de disputa cultural |
Cícera Maria do Nascimento Yara Gonçalves Manolaque |
O diálogo freireano como categoria teórica e atitude pedagógica |
Mona Alves do Nascimento Maria das Graças de Lima Maria do Livramento Silva |
O diálogo intercultural e das relações étnico-raciais na BNCC: será que temos uma cultura do silêncio? |
Sawana Araújo Lopes de Souza Angela Ninfa Mendes de Andrade Cabral |
Paulo Freire e a Educação Histórica: desafios e possibilidades para a atuação docente no sistema modular de ensino da rede pública estadual paraense |
Moisés Pereira Silva Jôyara Maria Silva de Oliveira |
O Brasil que Lê: Bibliotecas Comunitárias e impactos na formação de leitores |
Ester Caland de Souza Rosa Cida Fernandes |
Sessão 4 – Coordenação: Eliene Amorim de Almeida
TÍTULO |
AUTOR/A |
SALA |
Pedagogia do oprimido de Paulo Freire no contexto atual brasileiro: opressão, autonomia e esperança na educação |
Kelyana da Silva Lustosa Bruna Nascimento de Almeida Camilla Marques da Silva |
SALA 46 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Proposta Político-Pedagógica de uma escola quilombola no Agreste de Pernambuco: interfaces das relações étnico-raciais com a Educação do Campo |
Dayana Maria da Silva Maria Edjane Pereira da Silva Mônica Batista da Silva |
Quilombolas e flores: mulheres agroecológicas e a cidadania cultural. Extensão com escuta freireana? |
Amanda Quaresma Gadelha Tavares Mariana Gonçalves da Silva Marcos Moraes Valença |
“Tava sentado na pedra fina, o rei dos índios mandou chamar” - Cultura Indígena e Educação: vivenciando a Lei 11.645/2008 |
Juliana Barros de Oliveira |
EIXO 2: EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS
Sessão 5 – Coordenação: Lúcia Oliveira
TÍTULO |
AUTOR/A |
SALA |
A Educação intercultural Indígena do povo Xukuru: uma abordagem da Educação Popular como prática social emancipadora |
João Antônio de Lima Santos Viviane Rauane Bezerra Silva Ângela Maria Simão Ribeiro |
SALA 41 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
A educação libertadora como possibilidade de reconstrução do sujeito político: o exemplo do Centro de Educação Popular Assunção em Caruaru-PE |
Clemilton F. B. Tabosa Ivan Nicolau Corrêa |
A educação popular como práxis nas práticas educativas do Instituto Fé e Política da Diocese de Amargosa-Bahia |
Paulo Ricardo C. Aleluia |
A educação rural/do campo na comunidade Barrinha, vivências tradicionais e práticas educativas no Oeste Potiguar |
Euclides Flor da Silva Neto Carlindo Emanoel da Silva Linconly Jesus Alencar Pereira |
A Educação do Campo e o legado da epistemologia da práxis freireana |
Evandro Costa de Medeiros Tatiana Lilia do Carmo Irineu |
A Literatura como Instrumento de Luta e Resistência das Comunidades Quilombolas |
Maria Roseane Galvão da Silva Maria Fernanda dos Santos Alencar |
Sessão 6 – Coordenação: Ana Lúcia Gusmão Brindeiro
TÍTULO |
AUTOR/A |
SALA |
A proposição freireana do diálogo na aproximação temática entre um projeto financiador e a proposta pedagógica duma organização social no Agreste pernambucano |
Adriel Rodrigues do Nascimento Elisângela Maria dos Santos Silva |
SALA 43 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
A relação entre educador, educando e prática pedagógica: percepções do pensamento de Paulo Freire no Projeto Tarralfas |
Heriberto Silva Nunes Bezerra Jean Carlos Dias Ferreira Francinaide de Lima Silva Nascimento |
Araguaia, no coração do Brasil: Educação Popular no Sertão Matogrossense |
Danilo Macruz Inácio |
Asas e Raízes: O MST e o Cultivo do Inédito – viável nas áreas de assentamentos rurais |
Ernandes de Queiroz Pereira |
“Círculo de Cultura” do Lefreire com os terceirizados da UERN: percebendo o outro em seu espaço de trabalho |
Mariane de Oliveira Nolasco Francirleide Monaliza Ferreira do Nascimento Maria Cleoneide Soares |
Congresso do povo brasileiro, Educação Popular e retomada do trabalho de base: contribuições da Pedagogia freireana |
Ana Lúcia Gusmão Brindeiro |
Sessão 7 – Coordenação: Jozeílda Grimauria Menino
TÍTULO |
AUTOR/A |
SALA |
Contribuições freireanas para Educação do Campo |
Alisson Clauber Mendes de Alencar Anuska Virgíneo de Brito Hosana Torres de Araújo |
SALA 50 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Contribuições freireanas para o processo emancipatório de trabalhadores do campo |
Juliani Suellem Kelly do Nascimento Karla Christiane de Góis Lira Maria Cleoneide Soares |
Diálogos entre a Educação Popular freireana e a educação não formal no Quilombo de Paratibe, João Pessoa – PB |
Iany Elizabeth da Costa Josildo dos Santos Silva |
Educação do Campo: percebendo como a questão está sendo abordada em diferentes regiões do País |
Antônio Anderson Brito do Nascimento Zélia Cristina Pedrosa do Nascimento Karla Christiane de Góis Lira |
Educação para profissionais de rua |
Marden Vergetti Cardoso Dória |
Educação Popular e Educação do Campo: caminhos outros para uma formação emancipadora |
Joelma Miriam de Oliveira Gleyssa Nayana Soares da Silva |
Sessão 8 – Coordenação: Lúcia de I. G. Santana
TÍTULO |
AUTOR/A |
SALA |
Educação Popular e Educação do Campo: uma práxis de conscientização Político-Pedagógica do sujeito campesino |
Arlene Taís Cumaru Ferreira Souza Ailza Guimarães Alves |
SALA 45 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Educação Popular e o papel dos mediadores em processos educativos |
Gisania Carla de Lima |
Educação Popular em saúde: construindo saberes |
Fernanda. A. Vieira Ana J. M. Gualberto Raquel S. Damasceno |
Entre Martinho Lutero e Paulo Freire: pedagogias pertinentes |
William Francisco da Silva Everaldo Fernandes da Silva |
Entrelaçamentos educativos e engajamentos comunitários: notas sobre a alfabetização de adultos na Pastoral da Criança |
Leyla Menezes de Santana Marizete Lucini |
Sessão 9 – Coordenação: Maria Fernanda dos Santos Alencar
TÍTULO |
AUTOR/A |
SALA |
Fechamento de escolas no campo: os impactos do processo de reintegração dos alunos a uma nova comunidade escolar |
Marta Maria da Silva Gomes Maria Fernanda dos Santos Alencar |
SALA 52 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Paulo Freire e a Pedagogia do MST: caminhos para (Re)pensar a formação humana |
Allan Diêgo Rodrigues Figueiredo Maria Fernanda dos Santos Alencar |
Narrativas de histórias de vida não contadas: marcas de identidade Quilombola-comunidade de Guaraciaba |
Adilza Alves dos Santos Almir João da Rocha Maria Fernanda dos Santos Alencar |
O clichê da Educação Popular e o conceito de conscientização e transformação na perspectiva feireana |
Maria de Fatima da Conceição Dutra |
O legado freireano dos Movimentos Sociais para a evolução da Educomunicação no Brasil |
Isabel Mayara Gomes Fernandes Brasil Maria Eleni Henrique da Silva |
O que pode a leitura crítica no enfrentamento da vulnerabilidade social? Notas sobre uma experiência de Educação Problematizadora |
Bruna Sola da Silva Ramos Magda Aparecida Lombardi Ferreira Lucas Rocha de Brito Rodrigues |
Sessão 10 – Coordenação: Maria de Lourdes Antunes da Costa
TÍTULO |
AUTOR/A |
SALA |
Os lugares da Educação Popular e a epistemologia dos Movimentos Sociais de Mulheres Negras |
Maria José dos Santos Graça Elenice dos Santos Braga Adilson dos Ramos |
SALA 47 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Os olhares ressignificados da docência, a partir de um encontro com Paulo Freire e das vivências no Círculo de Cultura |
Luana Soares da Silva Mariane de Oliveira Nolasco |
Paulo Freire e a Educação Popular: mantendo a esperança viva em tempos obscuros |
Kelyana da Silva Lustosa Maria do Socorro Silva |
Mudar a vida das mulheres para mudar o mundo: a III Escola de Formação Feminista Popular Soledad Barret |
Yara Gonçalves Manolaque Cícera Maria do Nascimento |
Paulo Freire e os Círculos de Cultura no Rio Grande do Sul: registros de um Movimento de Educação Popular |
Mariana Parise Brandalise Dalsotto |
Pedagogia da Rua: o saber da experiência da população de rua |
Bruna Camilla de Castro Pessoa |
Sessão 11 – Coordenação: Janayna Cavalcante
TÍTULO |
AUTOR/A |
SALA |
Processos educativos na Educação Popular: (Re)aprendendo com os saberes locais |
Cristiane Andrade Fernandes Danilo Oliveira do Nascimento Josefa Soares dos Santos |
SALA 54 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Projeto Bem Nascer: a construção de uma proposta para Educação Popular e Saúde |
Jeniffer Martins de Freitas Jacqueline Santos Valença Alexsandro dos Santos Machado |
Visita a um Grupo de Capoeira da Cidade de Mossoró/RN: perspectivas de Educação Popular |
Islaneide Karla da Silva Leidiane Nogueira dos Santos Duarte Maria Cleoneide Soares |
Comunidade Quilombola de Barro Vermelho-São Caetano: fortalecimento da identidade e reconhecimento étnico |
Dyane Dias Barbosa Thays Emanuelly Alves de Araújo Maria Fernanda dos Santos Alencar |
EIXO 3: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Sessão 12 – Coordenação: Viviane Mota Sales Santos
TÍTULO |
AUTOR/A |
SALA |
A consciência ingênua de estudantes da EJA sobre tratamento de água e esgoto |
Renata Daphne Santos Izaias Tatiana Santos Andrade Marlene Rios Melo |
SALA 49 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
A educação de Jovens e Adultos (EJA) no espaço da prisão: o cárcere não aprisiona a mente |
Helenória de Albuquerque Mello Hilderline Câmara de Oliveira Maria de Fátima Leite Gomes |
A Educação de Jovens e Adultos (EJA): fundamentos históricos, legais e pedagógicos |
Mariana Muniz Assunção Maria Najara Martins Ribeiro Ruth dos Santos Lima |
A Educação de Jovens e Adultos: estudo das motivações mobilizadoras da permanência em sala de aula |
Suely Marilene da Silva |
A EJA x inclusão social: um debate inspirado nos pensamentos freireanos e na ideia prometeica da escola como viés de ascensão social |
Rarissa Maiara Fernandes de Lira Cristiane Maria Monteiro Silva Márcia Regina Barbosa |
A intergeração na Educação de Jovens e Adultos – EJA como possibilidades de prevenção aos maus tratos intrafamiliar contra pessoa idosa |
Deysiene Cruz Silva Patrícia Carla Correia da Hora |
Sessão 13 – Coordenação: Maria Aparecida Vieira de Melo
TÍTULO |
AUTOR/A |
SALA |
A Pedagogia da Autonomia como promotora da prática pedagógica do educador matemático na Educação de Jovens e Adultos |
Marcelo da Fonsêca Santana Maria Aparecida Vieira de Melo |
SALA 56 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Alfabetização de adultos: memória de uma práxis freireana |
Maria das Dores Alves Souza |
As narrativas de alunos/as da EJA: desafios e possibilidades para (re) construção de uma cidadania emancipadora |
Gessiane Aline Bezerra e Silva Ferreira Marta Maria da Silva Gomes Aline Renata dos Santos |
Docência na Educação de Jovens e Adultos: perspectivas de uma educadora |
Maria Cleoneide Soares Juliani Suellem Kelly do Nascimento Normandia de Farias Mesquita Medeiros |
Educação de Jovens e Adultos no Ensino Superior na Amazônia: experiência da UFPA, Campus Universitário de Castanhal/PA |
Eula Regina Lima Nascimento Joao Batista Santiago Ramos Joel Dias da Fonseca |
Sentidos de humilhação e sentidos de dignidade em estudantes negras da EJA |
Isis Thayzi Silva de Souza Ana Márcia Luna Monteiro |
Educação de Jovens e Adultos: processos emancipatórios e o mundo do trabalho |
Eduardo Antônio de Pontes Costa Jefferson Araújo de Lima |
Sessão 14 – Coordenação: Mauro José da Silva
TÍTULO |
AUTOR/A |
SALA |
Educação de Jovens, Adultos e Idosos: preparação e inserção no mercado de trabalho com alunos do município do Cabo de Santo Agostinho |
Lídia Silva dos Santos Humberto Bezerra de Souza Sobrinho Cleide Maria de Brito |
SALA 58 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Educação em direitos humanos na modalidade de ensino EJA como instrumento de formação de sujeitos de direito |
Kadydja Menezes da Rocha Barreto Alexandre Magno Tavares da Silva |
Estudantes da EJA: direito ao saber e a uma vida humana digna |
Stefani Tamires Alves Ribeiro Holanda Maria Fernanda dos Santos Alencar |
Evasão escolar na EJA: uma perspectiva libertadora |
Jaciara Rodrigues Gaspar Bispo Ioneide da Silva Santos Maria Betânia do Nascimento Albuquerque |
Experiências de economia solidária e a introdução da EJA na Associação Duas Serras em Serra Branca / PB |
Ismael Alves da Silva Carlos Henrique de Andrade Hosana Torres de Araújo |
Gestão escolar na EJA: concepções e práticas dos Gestores no/para a permanência escolar |
Cristina Ferreira da Silva Maria da Conceição Alves Ferreira |
Identidade e Mudanças: alfabetização de mulheres adultas, na Comunidade Vietnã, na sala do MOVA |
Luíz Otávio Santos Marcela Maria de Sena |
Sessão 15 – Coordenação: Mirian Patrícia Burgos
TÍTULO |
AUTOR/A |
SALA |
Interculturalidade e Paulo Freire: contribuições para a Educação de Jovens e Adultos |
Micheli Daiani Hennicka |
SALA 53 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Juventudes, Juvenilização e Educação de Jovens, Adultos e Idosos: diálogos iniciais |
Raquel Carine Martins Beserra Maria Eleni Henrique da Silva |
O ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos: um relato de experiência |
Eliane Pereira Alves Alessandro Frederico da Silveira |
O ensino de História na Educação de Jovens e Adultos à luz da Pedagogia freireana |
Anderson Magalhães Wanderson Viana |
Os princípios freireanos para uma alfabetização de adultos que rompe com os esquemas tradicionais de ensino |
Vicente de Paulo Araújo Farias Eline Alves Silva de Santana |
Relação entre escola e trabalho na vida dos pescadores: saberes construídos nas ondas do mar |
Maria José Nascimento Fernandes de Araújo Quézia Vila Flor Furtado |
Um outro olhar sobre a EJA a partir do tomar a educação enquanto experiência comunitária |
Aline Rodrigues de Almeida Gabriel Alves do Nascimento Alexandre Magno da Silva Tavares |
EIXO 4: TRABALHO E IDENTIDADE SOCIAL
Sessão 16 – Coordenação: Joanatan Santana de Oliveira
TÍTULO |
AUTOR/A |
SALA |
A Educação do Cárcere e no Cárcere em Unidades Socioeducativas: reflexões à luz dos escritos freireanos |
Vanessa Araújo Toscano de Brito Janine Marta Coelho Rodrigues |
SALA 60 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Pedagogia da Alternância e concepções freireanas de educação: aproximações teóricas e práticas |
Ednalva Ferreira da Silva Tamires dos Santos Cândido Alisson Clauber Mendes de Alencar |
Trabalho e educação: um olhar sobre a educação como prática de liberdade |
Elinete Pereira dos Santos Domingos Rodrigues Trindade |
EIXO 5: SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL
Sessão 17 – Coordenação: Reginaldo José da Silva
TÍTULO |
AUTOR/A |
SALA |
A Educação ambiental como estratégia educativa no combate ao lixo no contexto escolar |
Maristela Souza da Silva Maria Aparecida Vieira de Melo |
SALA 55 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
A presença e a contribuição de Paulo Freire: uma revisão nos artigos do Periódico Química Nova na Escola |
Artur Torres de Araújo Marilia Gabriela de Menezes Guedes Michele da Silva Santos |
O ilegal jogo de cores: as línguas negras ofuscam o verde das praias da Capital de Alagoas |
Edna Cristina do Prado Cinthya Maria de Oliveira Larissa Silva Oliveira |
Percepção ambiental e intervenção prática em uma escola do Cariri paraibano sobre o Bioma Caatinga-PB |
Carlos Henrique de Andrade Ismael Alves da Silva Hosana Torres de Araújo |
EIXO 6: NOME: CULTURA DE PAZ E DIREITOS HUMANOS
Sessão 18 – Coordenação: Fernanda da Costa Guimarães Carvalho
TÍTULO |
AUTOR/A |
SALA |
Justiça Restaurativa e processos circulares: “vejo flores em você” um projeto desenvolvido para o empoderamento feminino e o protagonismo juvenil voltado às práticas restaurativas para uma educação libertadora |
Márcia Rejane Almeida de Carvalho Eliete Ferreira Oliveira de Paula |
SALA 62 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
O diálogo freireano como práxis libertadora |
Oberdam da Silva de Andrade |
Pedagogia da rua: o saber da experiência da população de rua |
Bruna Camilla de Castro Pessoa |
Uma análise das possíveis relações entre práticas pedagógicas e violência escolar na visão dos professores do 4º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Olinda |
Edivam Jose da Silva Fernanda da Costa Guimarães Carvalho |
Violências na formação universitária: reflexões a partir da Pedagogia do Oprimido e dos Direitos Humanos |
Marcilane da Silva Santos Pedro José Santos Carneiro Cruz |
EIXO 7: ÉTICA E POLÍTICA
Sessão 19 – Coordenação: Aluízio Severino de Arruda
TÍTULO |
AUTOR/A |
SALA |
A gestão escolar numa perspectiva democrática de acordo com as contribuições freireanas em uma escola municipal de Caruaru |
Viviane Rauane Bezerra Silva |
SALA 57 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
De um “basta de Paulo Freire” ao golpe de 2016: repercussões nas políticas educacionais brasileiras |
Silmara Cássia Barbosa Mélo |
Era Temer e a Educação: o que nos diria Freire acerca das atuais reformas da educação |
Maria Angélica de Sousa Costa Prudêncio Lívia Raquel da Silva Oliveira Célia Maria Machado de Brito |
Ética e Política no pensamento pedagógico freireano: uma abordagem para além do capitalismo |
Alex Lins Ferreira |
Ética na obra de Paulo Freire: recortes de um horizonte coerente |
Maria Sandra Montenegro Silva Leão Ana Maria Tavares Duarte |
Gestão Escolar no âmbito do debate de Paulo Freire |
Karina Santos Nascimento |
Sessão 20 – Coordenação: Laercio dos Santos
TÍTULO |
AUTOR/A |
SALA |
Legado teórico e político de Paulo Freire relatório da intervenção |
Regivaldo Ferreira da Silva |
SALA 64 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Os desdobramentos da formação do PNAIC analisados no contexto de Paulo Freire |
Jéssica Santos Nascimento |
Relato de experiência: oficina ministrada em uma escola municipal da Cidade de Caruaru-PE |
Rafael Bª da Silva Farias |
Relatório de experiência do curso Paulo Freire |
Francisco Terto Freire |
“Ser mais” como processo educativo que humaniza mediatizado pelo mundo |
Alexandre Soares de Sousa |
A Indifereça da Humanidade para com os Refugiados da terra: uma problemática ético-política da atualidade |
Valdir Borges Gabriela Ribeiro Campos Luiz Alberto de Alcântara |
EIXO 8: ARTE E EDUCAÇÃO
Sessão 21 – Coordenação: Beatriz de Barros de Melo e Silva
TÍTULO |
AUTOR/A |
SALA |
Contribuições de Paulo Freire para a formação do professor: um olhar para o Curso de Licenciatura em Música da UFPE |
Emília Patrícia de Freitas Maria da Conceição Carrilho de Aguiar |
SALA 59 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Educação, conscientização e desenvolvimento sustentável: uma proposta de ensino-aprendizagem a partir da Pedagogia |
Rosane Marques dos Santos Camila Maria Barros de Souza Alisson Clauber Mendes de Alencar |
Cinema e Educação à luz de uma Pedagogia da Autonomia |
Auxiliadora Maria Martins da Silva Oluyiá França de Morais |
Inspirações freireanas para o Método Contra Hegemônico da Sociopoética |
Monaliza Holanda dos Santos Eugênia de Paula Cordeiro Ana Márcia Monteiro |
EIXO 9: FORMAÇÃO POLÍTICA E JUVENTUDE
Sessão 22 – Coordenação: Ana Paula Miranda Guimarães
TÍTULO |
AUTOR/A |
SALA |
A participação estudantil no CONSUNI-UFAL e sua relevância para a afirmação da essência democrática da universidade |
Larissa Silva Oliveira Cinthya Maria de Oliveira Edna Cristina do Prado |
SALA 61 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
As bases freireanas da Educomunicação presentes no programa conexões periféricas |
Isabel Mayara Gomes Fernandes Brasil Maria Eleni Henrique da Silva |
Educação politizada e o ensino crítico de biologia: uma questão sociocientífica sobre biologia celular e resistência bacteriana |
Emerson dos Santos de Carvalho Ayane de Souza Paiva |
Implicações do processo dialógico em sala de aula de Biologia visando o pensamento crítico e a formação política |
Ayane de Souza Paiva Rosiléia Oliveira de Almeida Ana Paula Miranda Guimarães |
Pedagogia da liberdade e do diálogo ou da violência e da opressão? Sobre a relação transferencial entre professores e jovens na atualidade |
Veridiana Alves de Sousa Ferreira Costa Maria Joseane Santos Teixeira |
Protagonismo juvenil e a formação de educadores sociais: contexto para sentir, pensar e agir uma pedagogia social crítica de base freireana |
Alexandre Magno Tavares da Silva |
EIXO 10: DIVERSIDADE E JUSTIÇA SOCIAL
Sessão 23 – Coordenação: Nelino José Azevedo de Mendonça
TÍTULO |
AUTOR/A |
SALA |
Uma parceria entre a gestão pública e a extensão universitária |
Alberto Magalhães Pires Antônio Carlos Matias da Silva Mariana Bezerra Lyra |
SALA 68 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Câmera, ação: raciocine! Experiência sob a luz da Educação Popular como estratégia da promoção em saúde |
Priscilla Viégas Barreto de Oliveira Nataly de Oliveira Sousa |
Ensino de Química na perspectiva problematizadora: um relato de experiência com estudantes Surdos(as) e ouvintes |
Gleyvison César Félix Paixão Marília Gabriela de Menezes Guedes |
Inclusão, educação e diversidade: múltiplos olhares |
Walkiria de Fátima Tavares de Almeida Daniel González González |
Pedagogia do Oprimido e pedagogia social crítica emancipatória, em busca de uma Pedagogia Política |
Ângela Ninfa Mendes de Andrade Cabral Angélica de Cássia Gomes Marcelino Sawana Araújo Lopes de Souza |
EIXO 11: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENGAJAMENTO SOCIAL
Sessão 24 – Coordenação: Antônio Danilson Rodrigues Pinto
TÍTULO |
AUTOR/A |
SALA |
A formação permanente no pensamento freireano |
Luciane Albernaz de Araújo Freitas André Luis Castro de Freitas |
SALA 04 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
A importância da amorosidade e dos vínculos afetivos no processo de auto(trans)formação de professores |
Carolina Zasso Pigatto Ivani Soares Micheli Daiani Hennicka |
A importância do empoderamento da prática docente em tempos de ameaça de uma “escola sem sentido” |
Cinthya Maria de Oliveira Larissa Silva Oliveira Edna Cristina do Prado |
A problematização do Programa “Escravo, nem pensar” na perspectiva freireana |
Jôyara Maria Silva de Oliveira Hildete Pereira dos Anjos Moisés Pereira Silva |
As leis introdutórias dos saberes afrodescendentes e suas consequências na organização da educação brasileira |
Auxiliadora Maria Martins da Silva |
Atitudes pedagógicas de professores/as na sala de aula para humanização do/a estudante |
Enivalda Rezende |
Sessão 25 – Coordenação: Hostina Maria Ferreira do Nascimento
TÍTULO |
AUTOR/A |
SALA |
Dias melhores para sempre: esperançando com Paulo Freire |
Lincoln Tavares Silva Vanessa Barros Silveira |
SALA 03 PPGE CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Era uma vez… Projeto Hora do Conto: histórias para ler o mundo e auto(trans)formar realidades |
Ivani Soares Carolina Zasso Pigatto |
Escola sem partido e o alvo em Paulo Freire |
Márden de Pádua Ribeiro |
Estágio-docência: experiência de uma docência compartilhada como ferramenta pedagógica no processo de formação de professores |
Karla Christiane de Góis Lira Antonio Anderson Brito do Nascimento Hostina Maria Ferreira do Nascimento |
Estudar direitos humanos e Paulo Freire: proposta metodológica para estudantes do Curso de Licenciatura em Letras – EAD |
Maria Betânia da Silva Dantas |
Formação de professor: educação inclusiva no Ensino Fundamental II no Estado de Pernambuco, por uma educação libertadora |
Márcia Rejane Almeida de Carvalho José Morgado |
Práxis pedagógica a partir de Paulo Freire e João Francisco De Souza: a experiência da Secretaria de Educação de Olinda |
Edineide Souza Sá Leitão Maria Eliete Santiago |
Sessão 26 – Coordenação: Rita de Cassia Cavalcanti Porto
TÍTULO |
AUTOR/A |
SALA |
Formação de professores numa perspectiva emancipatória: contraproposta à reforma do ensino médio |
Angélica de Cássia Gomes Marcelino Ângela Ninfa Mendes de Andrade Cabral Rita de Cassia Cavalcanti Porto |
SALA 42/03 PPGE CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Formação permanente freireana: uma pesquisa qualitativa sobre um programa de formação de educadoras(es) de escolas no/do Campo |
Valter Martins Giovedi Elson Augusto Nascimento |
Graus de apropriação de aspectos da pedagogia de Freire no processo de escrita e reescrita de contos de ficção científica na formação de professores de Química: uma educação para a liberdade |
Tatiana Santos Andrade Erivanildo Lopes da Silva Nelson Rui Ribas Bejarano |
O horizonte freireano no engajamento social dos discentes |
Roseane Albuquerque Ribeiro |
Os saberes que (re) significam a prática do supervisor no cotidiano escolar com os professores |
Angelita Carla Alves Pereira Ana Lúcia Souza de Freitas |
Paulo Freire: a ordem do discurso dos saberes docentes |
Maria Aparecida Vieira de Melo |
Reinventando Paulo Freire 50 anos depois: dos círculos de cultura da pedagogia do oprimido aos círculos dialógicos investigativo-formativos |
Joze Medianeira dos Santos de Andrade Celso Ilgo Henz |
EIXO 12: CURRÍCULO
Sessão 27 – Coordenação: Maria do Carmo Pontes
TÍTULO |
AUTOR/A |
SALA |
A prática curricular e a experiência do modelo de Escola Charter |
Gilvania Gomes de Moura |
SALA 27/02 PPGE CENTRO DE EDUCAÇÃO |
A práxis freireana e o ensino da Sociologia: veredas para a leitura do mundo e a formação de novos sujeitos sociais |
Allan Diêgo Rodrigues Figueiredo Keycie Veloso Vanessa Alves da Silva |
Aproximações das contribuições freireanas na Educação Física escolar: conscientizar para transformar! |
Michell Plattini Nascimento Gomes Paula Virgínia de Oliveira Nunes Colares Maria Eleni Henrique da Silva |
As práticas avaliativas da compreensão leitora no ciclo de alfabetização: o que pensam as professoras sobre as orientações oficiais? |
Irly da Silva Ferreira Ana Maria Mateus de Sousa |
Autonomia docente na perspectiva de Paulo Freire e as inflexões conservadoras do movimento “Escola sem Partido” |
Ângela Cristina Alves Albino |
Currículo e Escola do Campo multisseriada: reflexões à luz do pensamento freireano |
Isaias da Silva |
Sessão 28 – Coordenação: Maria Erivaldo dos Santos Torres
TÍTULO |
AUTOR/A |
SALA |
Didática crítico-libertadora freireana: fundamentos, conceito, elementos constituintes e práticas |
Valter Martins Giovedi |
SALA 31/04 PPGE CENTRO DE EDUCAÇÃO |
A escola do campo: um olhar reflexivo |
Maria Oliveira de Moraes Maria do Socorro de Arruda Diniz Pires |
Em busca da ressignificação do ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: reflexões sobre a prática pedagógica em uma perspectiva freireana |
Luciano Bezerra de Vasconcelos Júnior |
Multiculturalismo nas políticas-práticas curriculares em tempos de retrocessos e a Pedagogia do Oprimido como um caminho possível à resistência multicultural |
Raisa Albuquerque Andrade |
Projeto Político Pedagógico e o diálogo família-escola: do princípio democrático da participação às ações do que se espera das famílias |
Hellen Christina Justino Barros Alanna Tuylla Dantas Figueiredo Jessyca Paula Marques de Melo |
Reflexões sobre um currículo argiloso e o potencial da Educação Popular na formação de trabalhadores e movimentos sociais em defesa do SUS |
Grasiele Nespoli Vera Joana Bornstein Irene Goldschmidt |
EIXO 13: ENSINO SUPERIOR, INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Sessão 29 – Coordenação: Maria Tereza de Oliveira
TÍTULO |
AUTOR/A |
SALA |
A formação do profissional da saúde dialógico e consciente e o aprendizado nos espaços extramuros |
Jayara Mikarla de Lira Dayanne Costa da Silva José Jailson de Almeida Júnior |
SALA 02 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
A inclusão do paradigma da Educação Popular no Curso de Bacharelado em Serviço Social do UNIFACEX-RN |
Maria Tereza De Oliveira |
As relações do diálogo com as escolas na extensão universitária |
Clara Caroline dos Santos Silva Jocellem Alves de Medeiros Dayara Ainne de Sousa Araújo |
“Círculo de Cultura” freireano: espaço dialógico de ensino, pesquisa e extensão |
Rosária Helena Ruiz Nakashima Karolina Martins Almeida e Silva Matheus Pereira Lobo |
Educação popular e práticas comunitárias: um desafio na formação profissional do/a Assistente Social |
Maria Tereza de Oliveira |
Sessão 30 – Coordenação: Targelia Ferreira Bezerra de Souza Albuquerque
TÍTULO |
AUTOR/A |
SALA |
Ensinar, pesquisar e “extensionar” (ou comunicar?) com Freire: um balanço avaliativo de ações desenvolvidas na UDESC |
Vitor Malaggi Adilson de Angelo Celso João Carminati |
SALA 66 CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Práticas pedagógicas interdisciplinares no ensino superior: uma perspectiva emancipatória à luz de Paulo Freire |
Ibrantina Guedes de Carvalho Lopes Maria Edjane Paixão Targélia Souza Albuquerque |
Promoção de diálogos sobre educação ambiental e saúde com educandos do ensino fundamental em Santa Cruz/RN |
Clara Caroline dos Santos Silva Kátara Gardênia Soares Alves Richienne Thailane do Patrocínio Doval |
Relação universidade e escola: reflexões fundamentadas na prática dialógica |
Maria Andreza do Nascimento Sara Cristina do Couto Silva Hostina Maria Ferreira do Nascimento |
Rodas de diálogo na formação pedagógica para a educação profissional: experiência e reinvenção da aula expositiva no ensino superior |
Cleiva Aguiar de Lima Ana Lúcia Souza de Freitas Maria Elisabete Machado |
"Um bom professor”- representações sociais quanto ao ser docente universitário das Ciências Exatas e da Natureza (CCEN/UFPE): caminhos freireanos |
Nathali Gomes da Silva Maria da Conceição Carrilho de Aguiar |