Seja bem-vinda e seja bem-vindo ao Recife! Terra natal de Paulo Freire.
O Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas convida a todas e a todos nesse X Colóquio Internacional Paulo Freire, comemorativo dos 50 anos da Pedagogia do Oprimido, a construirmos, juntos, pontes de conhecimentos e afetos, tendo como foco o que nos ensina Paulo Freire, quando nos fala de Opressão e Libertação. Esse é o tema dos diálogos que desejamos realizar nas Mesas de Diálogo, Comunicações Orais, Círculos de Cultura e Atividades Culturais, apresentadas nesse evento, em parceria com outras Instituições.
É com alegria e amorosidade que as e os recebemos no dia 20/9 no Auditório da Faculdade Paula Frassinetti do Recife – FAFIRE e nos dias 21/9 e 22/9 no Campus da UFPE/Recife - Centro de Educação, para esse diálogo que tem como objetivos:
O tema do X Colóquio foi escolhido dentre aqueles sugeridos pelos (as) associados (as) do Centro Paulo Freire. O evento foi precedido, de forma inédita, por Pré-Colóquios, em Pernambuco e na Paraíba, com resultados excelentes. Os trabalhos a serem apresentados nesse X Colóquio estão pautados pelos eixos referentes ao tema, de forma a estabelecer uma relação de compatibilidade a serviço da vida e emancipação humana.
Dentre as diversas ações realizadas pelo Centro, o Colóquio Internacional Paulo Freire ocupa espaço relevante. O I Colóquio foi realizado em 1998. Sua avaliação positiva, assim como a das versões que o sucederam são indicadores da contribuição do Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas à criação da prática de uma ação cultural para a liberdade, que se consubstancie em uma educação dialógica, base de uma democracia plena com maior compreensão entre os povos.
Este Evento, na sua integralidade, constitui-se, ainda, em uma homenagem ao brasileiro, também nordestino, Dom Helder Câmara. Como afirma Martinho Condini, citado por Alípio Casai: “Não é possível pensar o Brasil no século XX, e doravante, em seu esforço de efetivar e ampliar a cidadania e a plena humanidade de todos os seus cidadãos, sem pensar em Dom Helder Câmara e em Paulo Freire. Não é possível pensar em acaso quando nos damos conta de que ambos são nordestinos, que tiveram à flor da pele a sensibilidade e a solidariedade para com os pobres e excluídos. Não é possível pensar como casualidade que eles tenham se encontrado e se referido tantas vezes, constituindo duas expressões da unidade estratégica entre teologia e pedagogia, pastoral e didática, cristãos e educadores, nesse histórico e monumental compromisso de realização do direito e da dignidade de todos os cidadãos brasileiros” (in Fundamentos para uma Educação Libertadora – Dom Helder Câmara e Paulo Freire – Prefácio).
“Não há palavra verdadeira que não seja práxis. Daí, que dizer a palavra verdadeira seja transformar o mundo!” (Paulo Freire)
“Quando os problemas se apresentam absurdos, os desafios se tornam apaixonantes!” (Dom Helder Câmara)
Presidente André Gustavo Ferreira da Silva Diretora Administrativa Fernanda Costa Guimarães Carvalho Diretora Financeira Maria Fernanda dos Santos Alencar Diretor Pedagógico Mauro José da Silva Diretora de Comunicação Inez Maria Fornari de Souza
Conselho Consultivo Agostinho da Silva Rosas Anair Silva Lins e Melo Mirian Patrícia Burgos Conselho Fiscal Nelino José Azevedo de Mendonça Reginaldo José da Silva Sidney de Carvalho Ferraz